Chris Sharma e Stefan Glowacz abrem a segunda maior via de teto do mundo em Omã - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Vídeo no Oriente Médio

Chris Sharma e Stefan Glowacz abrem a segunda maior via de teto do mundo em Omã

Os escaladores de origem americana e alemã escalaram, pela primeira vez, o teto da caverna Majlis al Jinn (em Omã – Oriente Médio), de 160 metros de profundidade. Eles abriram a via Into the light, com 13 enfiadas e dificuldades entre 7c+ e 8b+ (fr).

Fonte: Desnível

Na semana passada Chris Sharma e Stefan Glowacz revelaram que haviam realizado um grande projeto, com um vídeo que mostravam os preparativos, mas não revelavam os detalhes da empreitada. Agora, finalmente, divulgaram o que consistia tal projeto: Escalar uma grande parede no interior da Caverna Majlis Al Jinn em Omã, com 160 metros de profundidade e ali abrir a via “Into the light”, via que viria a ser o segundo maior teto já escalado no mundo.

A nova via destas duas lendas vivas da escalada está composta de um total de 13 enfiadas, com dificuldades que oscilam entre o 7c+ e o 8b+ (9b ao 11b brasileiro). A via tem 300 metros de altura e inclinação de 45º ou mais. Uma aventura que como regra ainda tem um cenário remoto e pitoresco, o sultanato de Omã, pequeno país localizado na península arábica.

No vídeo sobre a Into the Light, realizado por seu patrocinador, Red Bull, se pode ver um Chris Sharma totalmente maravilhado quando chega pela primeira vez na borda da grande claraboia que dá acesso à Caverna no meio do deserto na península arábica. Desde este ponto, onde os escaladores estabeleceram seu acampamento, foi realizado um rapel  para descer os 160 metros de profundidade que os separavam do fundo da caverna.

Infelizmente durante a escalada, Stefan Glowacz sofreu uma lesão e assim acabou por tomar um papel secundário no filme, com Chris tomando a ponta da corda e abrir a via em livre. Os voos do californiano no interior da caverna são algumas das imagens mais impressionantes do vídeo, que termina com os escaladores emergindo de novo à luz na entrada da caverna.

Assista ao vídeo abaixo:

 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade