Brasileiros nos 7 cumes - Take 6 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Estatísticas

Brasileiros nos 7 cumes - Take 6

O ano de 2014 pode vir a se tornar um dos mais impressionantes da história do projeto sete cumes por essas bandas. E isso porque a quantidade de alpinistas a ponto de completar o programa é elevada e a maior parte dos que estão “quase lá” está inserida em expedições interessantes ao longo do ano.

Fonte: Redação

por Rodrigo Granzotto Peron
 
Assim, surgiu a necessidade de mais um update.
 
QUARTO BRASILEIRO A COMPLETAR OS SETE CUMES
 
Mas, antes de falarmos de 2014, é necessário resgatar um pouco a história incrível de Carlos Eduardo Santalena (natural de Campinas, São Paulo, nascido em 10.05.1986). Culminou o Aconcágua (2009), Everest (2011), Kilimanjaro (2011), Elbrus (2012), Denali (2013), Carstensz (2013), e, em 13 de dezembro de 2013, no cume do Vinson, tornou-se o 4º brasileiro e o 16º latino-americano a fazer os 7 Cumes (no processo, sagrou-se o mais jovem latino-americano a subir os pontos culminantes dos continentes).
 
Levou apenas cerca de quatro anos para concluir a tarefa, período bem mais exíguo que os dos demais brasileiros que também concluíram os Sete (Keppke, 12 anos; Niclevicz, 10 anos; Morgado, 9 anos).
 
Renomado guia da Grade 6, empresa de Campinas, Santalena tem guiado, com êxito, clientes aos principais cumes da América do Sul, Europa, África e Ásia, além de estar forjando um currículo invejável. Neste ano, está liderando expedição ao Everest.
 
PERSPECTIVAS PARA 2014
 
a) CID FERRARI:
 
O paulistano Cid Ferrari está no Everest para tentar escalar a última montanha que lhe falta, e que já fora tentada em 2011, quando teve que abortar aos 7900 metros, por problemas nos pés. Naquela ocasião, ele integrava equipe liderada por Helena Coelho. Recuperado, está de volta ao Himalaia, e pode concluir os 7 Cumes como integrante da expedição da Grade 6, capitaneada por Carlos Eduardo Santalena.
 
b) FÁTIMA WILLIAMSON:
 
A brasiliense Fátima Williamson, atualmente morando no Canadá, é uma face nova no cenário alpinístico brasileiro. Empolgou-se com o montanhismo a partir da leitura de livros sobre o assunto e resolveu se embrenhar na área recentemente. No ano passado, fulminou, em incrível sequência, quatro das montanhas do programa: Aconcágua (fevereiro), Elbrus (julho), Kilimanjaro (agosto) e Vinson (dezembro), todas escalando pela companhia Rainier Mountain Guides (RMI).
 
Já está, também, rumo ao Everest, que pretende seja seu quinto êxito. Ademais, possui planos declarados de ser a primeira mulher brasileira a completar o projeto. Para que isso se torne realidade, além do Big E, ela já agendou o Denali para julho e o Carstensz para agosto, quando pretende concluir sua façanha e entrar para a história.
 
Se conseguir, além de tornar-se a primeira mulher brasileira a fazer os 7 Cumes, terá feito no menor período de tempo (1 ano e 7 meses), o que é incrível, se comparado com os tempos de conclusão dos outros brasileiros.
 
c) ROSIER ALEXANDRE:
 
O cearense, que recentemente lançou o livro Sentinela de pedra: a conquista do Aconcágua, também está indo ao Everest, em busca da última montanha que lhe falta no circuito 7 Cumes. A trajetória exitosa de Rosier inclui escaladas bem sucedidas ao Aconcágua (2005), Kilimanjaro (2011), Elbrus (2011), Carstensz (2012), Denali (2012, após insucesso em 2010) e Vinson (2013). Se concluída a tarefa, ele sagrar-se-á o primeiro nordestino a finalizar o programa.
 
d) ANA ELISA BOSCARIOLI:
 
Não foi possível contatar a “cirugiã alpinista”, mas é bem provável que ela tenha planos para culminar, este ano, as duas montanhas que lhe faltam: Kilimanjaro e Denali (este, tentado em 2007, sem sucesso naquela ocasião).
 
Assim, em 2014 temos um suspense interessante no ar. 
 
Tanto Ana Elisa Boscarioli quanto Fátima Williamson têm chances reais de serem a primeira mulher brasileira nos 7 Cumes e uma das raras latino-americanas [anteriormente a elas, até o momento apenas Karla Wheelock (México), Andrea Cardona (Guatemala) e Paulina Aulestia (Equador) fizeram os 7].
 
e) DEMAIS ALPINISTAS:
 
Ainda não divulgados expressamente os planos, é bem provável que vejamos atividade interessantes por parte de, por exemplo, Cleonice Weidlich, Karina Oliani, Ayesha Zangaro e outros rostos novos que vêm surgindo.
 
 
LISTAGEM ATUALIZADA DE BRASILEIROS NA BUSCA DOS 7 CUMES:
 
07 – Waldemar Niclevicz (PR) [concluiu Versão Carstensz 1997 e Versão Kosciuszko 2006]
07 – Manoel Morgado (RS) [concluiu Versão Kosciuszko 2011]
07 – Eduardo Keppke (SP) [concluiu Versão Carstensz 2013]
07 – Carlos Eduardo Santalena (SP) [concluiu Versão Carstensz 2013]
 
06 – Carlos Morey (RJ) [falta Everest]
06 – Cid Ferrari (SP) [falta Everest]
06 – Mozart Catão (RJ) [morreu quando faltava somente o Carstenz]
06 – Rosier Alexandre (CE) [falta Everest]
 
05 – Ana Elisa Boscarioli (SP) [faltam Kilimanjaro e Denali]
 
04 – Charles Klein (RJ) [desistiu, tentou entre 99-04, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Cleonice Weidlich (AM) [culminou EV, AC, EL, DE]
04 – Dino Camargo (PR) [desistiu, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Fabio Couto Rosa (SP) [desistiu, tentou entre 04-06, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Fátima Williamson (DF) [culminou AC, EL, KL, VN]
04 – Guilherme Rocha (RJ) [desistiu, tentou entre 98-04, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Helena Artman (RJ) [desistiu, tentou entre 98-99, culminou AC, EL, KI, DE]
04 – Helena Coelho (MG) [culminou AC, EL, KL e DE]
04 – Karina Oliani (SP) [faltam Vinson, Carstesnz e Denali]
04 – Rodrigo Raineri (SP) [faltam EL, KL e VN]
 
03 – Ayesha Zangaro (SP) [culminou Kilimanjaro, aos 16 anos, Aconcágua e Elbrus]
03 – Heron Teixeira (SP) [desistiu, tentou entre 98-01, culminou AC, EL, KI]
03 – Lucas Tejero (SP) [desistiu, tentou entre 98-01, culminou AC, EL, KI]
 
02 – Agnaldo Gomes (SP) [culminou EL e AC]
02 – Anastácio da Silva Jr. (SC) [culminou AC e DE]
02 – Luis Antônio Felber (MG) [culminou DE e EL]
02 – Vinícius Nery (RJ) [desistiu após culminar AC e KI]
 
Observações: a) EV = Everest; DE = Denali; AC = Aconcágua; EL = Elbrus; KI = Kilimanjaro; VN = Vinson; CS = Carstensz; KO = Kosciusko; b) A lista acima, que está atualizada até 1º-11-2013, não é exaustiva, e podem haver outros escaladores que estejam almejando os 7 Cumes, mas dos quais o autor ainda não teve ciência.
 
Por: Rodrigo Granzotto Peron
Data do artigo: 24-03-2014
Dúvidas ou correções: email para alazaf AT terra.com.br
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade