Associação Brasileira de Escalada Esportiva saindo do papel - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Nova EAD

Associação Brasileira de Escalada Esportiva saindo do papel

Escaladores estão tirando do papel uma nova Entidade de Administração Desportiva, a Associação Brasileira de Escalada Esportiva, que se filiará à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) para organizar campeonatos no Brasil.

Fonte: Redação

Seguindo a tendência mundial de separar a escalada de competição/esportiva da escalada em montanha, o Brasil estará inaugurando em breve uma nova entidade de Administração Desportiva, a ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva).

A entidade irá se separar da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), atualmente a EAD (Entidade de Administração Desportiva) dos esportes de montanha no Brasil.

A escalada esportiva vem sofrendo um retrocesso há muitos anos no país, com esvaziamento de campeonatos e fechamento ou quase de associações que realizavam competições, como a APEE (SP), AEEP (PR) e AFEC (RJ). A ABEE, surge com a missão de resgatar estes eventos e fazer que escaladores esportivos se filiem a uma entidade que os represente.

A individualização da escalada é uma tendência mundial e começou com a criação da IFSC (Federação Internacional da Escalada Esportiva, sigla em inglês) no ano de 2007. Até então, os campeonatos internacionais eram organizados pela UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo), que até hoje é a entidade máxima do montanhismo mundial, a qual a CBME permanece filiada.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade