Abertura de Temporada de Escalada no Rio de Janeiro - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Eventos

Abertura de Temporada de Escalada no Rio de Janeiro

A temporada de montanhismo terá a sua abertura com um evento gratuito da Federação de Esportes de Montanha no Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) nos dias 26 e 27 de abril.

Fonte: Acessoria de Imprensa

No dia 26, ele acontecerá das 8h às 21h30 e no dia 27, das 8h às 18h, na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, na Urca. Vão ter Oficinas de Montanhismo Social, Campeonato Brasileiro de Escalada (Boulder), Workshops de Segurança em Escalada, Cine Montanha na praça, Oficinas de Segurança, Festival da Montanha, palestras com apresentadores do Canal Off, Lançamento de livros e sorteio de brindes.

O objetivo é reunir a comunidade de montanhistas, admiradores do esporte em geral, atrair  novos praticantes, por meio de uma série de atividades, como palestras, cinema na praça, campeonato de escalada, festival da montanha, workshops de segurança em escalada e outros acontecimentos. Os esportes da montanha incluem escaladas, caminhadas, acampamentos e uma série de atividades que promovem o bem-estar físico e mental através do contato com a Natureza. Segundo Kika Bradford, coordenadora do evento e vice-presidente da FEMERJ, ele é uma oportunidade para  o público conhecer mais o montanhismo e esse ano conta com uma inovação, o chamado Montanhismo Social.

A Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM) é um evento com aspectos esportivos, ambientais e culturais do montanhismo, apresentando o estilo de vida dos montanhistas e a tradição dos clubes do Rio ao público. Mantendo o histórico de inovações, esse ano ofereceremos o Montanhismo Social, um dia dedicado a oferecer oportunidades para o público leigo de conhecer o montanhismo, curtir as montanhas e participar em uma atividade saudável e sustentável. É mais uma iniciativa da FEMERJ e para formar novos praticantes de maneira organizada e fortalecer o título o Rio de maior centro urbano de escalada do mundo", declarou Kika.

O Cine Montanha na praça acontecerá no dia 26, das 18h30às 21h30 e os filmes exibidos serão: Geração Lendária, de Seblen Mantovani, e Montanha Dilapidada -  A Face Norte do Petit Dru, de Gerald Samina. Nesse mesmo dia, haverá também uma palestra intitulada “Escaladas, Viagens e Filmagem” da série Montanhistas, do canal Off, das 18h30 às 19h30, com Bernardo Biê e Silvio Neto. Os escaladores e protagonistas da série apresentarão suas experiências e curiosidades durante as gravações, além de fotos e relatos das viagens.

O Festival da Montanha acontecerá nos dias 26 e 27 de abril, das 9h às 18h, com exposição dos stands da FEMERJ, clubes de montanhismo, parceiros e lojas do ramo. Vai haver arrecadação de alimentos não perecíveis no stand da FEMERJ, assim como terá um stand cultural com produtos da montanha e lançamento de livros.

O Campeonato Brasileiro de Escalada será na modalidade Boulder e vai ocorrer nos dois dias, das 09h às 17h, nas categorias Master, Junior, Juvenil e Paraclimb.

Esse evento, realizado há 26 anos, quer reunir não só os montanhistas e os apreciadores desse esporte, mas também os iniciantes, aqueles que têm curiosidade de conhecer um esporte radical e fascinante.

A ATM conta com o apoio da Riotur, Trilhas e Rumos, A5 escalada, Makalu, Equinox, Na Fronteira, Alpen Pass, Curtlo, 5.10, Instituto Moleque Mateiro, AGUIPERJ, Centro de Montanha Vidigal e Mountain Voices.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade