Daniela Teixeira a caminho do A1 do Gasherbrum II

0

Com a melhora do tempo, conforme as últimas previsões, a alpinista portuguesa tenta chegar ao Acampamento 1 do Gasherbrum II.


A janela de tempo bom chegou, e com a ela a disposição e o ânimo para prosseguir até o Acampamento 1 do Gasherbrum 2. O programa agora é montar o acampamento 2 da montanha e depois tentar chegar ao menos até o A3, para forçar a aclimatação.

“Nos próximos dias tentaremos chegar ao campo 3 do GII, se tudo correr como planejamos, iremos dormir aos 7000m”, afirmou a alpinista.

Segunda Daniela Teixeira, “no momento apreciamos a primeira tarde sem neve desde há vários dias. As montanhas começam a mostrar-se por trás das nuvens, que lentamente tendem a dissipar-se.”

Porém, a torcida ainda é que a grande quantidade de neve saia da rota, seja derretendo com o calor do sol, ou rolando encosta montanhosa abaixo, pois a grande quantidade de neve torna a escalada muito perigoso, uma vez que além de esconder as profundas gretas, ainda podem alimentar uma avalanche.

Daniela demonstra a motivação ao revelar que com a melhora do tempo, “o campo base ganha novamente os tons castanhos dos depósitos das morenas e o branco ganha luz ao contrastar com a diversidade de cores das rochas nuas.”

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário