Felipe Camargo é o primeiro a receber duas vezes o prêmio Outsider - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Escolhido pelo público

Felipe Camargo é o primeiro a receber duas vezes o prêmio Outsider

Todos os anos desde 2006, a Revista Go Outside seleciona atletas, expedicionários, inovadores e ativistas que têm contribuído diretamente para expandir os limites dos esportes e da vida outdoor no Brasil para receber o Prêmio Outsiders. A edição deste ano acontecerá no dia 29 de abril na cidade de São Paulo.

Fonte: Blog da Go Outside

FELIPE CAMARGO, O FELIPINHO, recebe pela segunda vez o Prêmio Outsider. Neste ano, ele vence na categoria “escolha do público”, eleito com milhares de votos de nossos leitores, que o já consideram o brasileiro que mais fez por seu esporte no último ano. Motivos realmente não faltaram: no começo de 2013, em Santiago, no Chile, o brasileiro superou o norte-americano Daniel Woods e o inglês James Pearson, dois dos melhores escaladores de boulder da atualidade, vencendo o Master de Bouldering, um tradicional campeonato organizado pela marca The North Face. No meio do ano, o desafio foi fora das paredes: Felipe teve que lutar contra uma lesão no dedo por excesso de treino que o deixou em banho-maria por três meses – sendo que durante um mês ele sequer relou em uma agarra. “Tive que ter paciência”, lembra. 

Recuperado, voltou à missão de escalar um boulder v14 (na escala de dificuldade da modalidade) visando expandir os limites de tudo o que já havia conquistado. Durante uma viagem aos Alpes (suíços e austríacos), ele não concluiu apenas um, mas três projetos dessa graduação. “O [clássico boulder] Memento eu mandei em apenas um dia, algo que me surpreendeu muito”, diz. Para os outros dois boulders, foram, ao todo, mais oito dias de trabalho.

“Nos últimos tempos, eu estou focado em boulder, o que me deixou mais forte”, diz Felipe. Ele conversou com nossa reportagem na semana em que estava desvendando novos setores de boulder em São Bento do Sapucaí (SP). Sua intenção em 2014 é mandar um boulder v15 em Ubatuba, no litoral paulista. “Trata-se de uma escalada bem difícil, mas sei que é possível”, acredita. 

Apenas meia dúzia de escaladores no mundo inteiro consegue escalar um boulder v15. Hoje Felipe se vê a apenas um movimento disso. Através de sua própria experiência, ele mostrou que é possível viver de escalada no Brasil, e atualmente tem patrocínio de uma das marcas outdoor mais importantes do mundo. Mas sua trajetória é também uma amostra de que é preciso ter muita fé – e amor – no que se faz. 

Felipe Camargo é patrocinado por The North Face e Adrena Esporte e Aventura

Publicidade:


Publicidade

Publicidade