CPM inaugura o projeto Memórias de cume - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Cadernos de cume das montanhas

CPM inaugura o projeto Memórias de cume

No dia em que será realizado o Jantar da Montanha número 42, o Clube Paranaense de Montanhismo resolve pôr no ar o projeto “Memórias de Cume” que consiste publicar em formato digital todos os cadernos de cume que estavam na montanhas e foram guardados na biblioteca do clube.

Fonte: CPM

O projeto “Memórias de Cume” consiste na digitalização de todos os cadernos de cume que foram tirados das montanhas e guardados na biblioteca do CPM. Foram 18 meses de trabalhos, com participação árdua também da AMC, representada pelo associado Serginho que trabalhando muito contribuiu para que o site finalmente fosse colocado no ar hoje. 
 
Esse projeto está totalmente alinhado ao projeto Caixas de Cume, que já iniciou as atividades instalando novas caixas de cume em montanhas aonde se fez necessário. Com o novo projeto, espera-se que haja uma maior preservação dos cadernos, uma vez que as antigas caixas eram improvisadas e não protegia os cadernos de forma adequada. Assim, muito da memória foi perdida.
 
Outro problema que o projeto visa melhorar, é o zelo dos frequentadores das montanhas para com os cadernos. Nas caixas feitas de tubos em pvc, os livros ficavam dobrados, cheios de orelhas e ruins para escrever. Isso fazia que as pessoas deixassem de escrever ou que as próprias agissem com desleixo com relação ao registro.
 
Por sorte muito se preservou. O caderno mais antigo até o momento é de 1986 da Torre da Prata com suas páginas amarelas. Espera-se que todo o acervo seja agora digitalizado e disponibilizado na íntegra na internet.
 
Se você preencheu um caderno e quer ter a curiosidade de querer encontrar seu registro, entre na página abaixo e sinta-se à vontade para folhear os cadernos:
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade