Mais controvérsias: Quantas montanhas de 8 mil metros tem Cleo Weidlich? - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Cumes ainda sem registro

Mais controvérsias: Quantas montanhas de 8 mil metros tem Cleo Weidlich?

Só existem 14 montanhas no mundo com mais de 8 mil metros de altitude, todas no Himalaia. Até pouco tempo, o paranaense Waldemar Niclevicz, que foi o primeiro brasileiro a escalar o Everest, K2 e outras montanhas, detinha o privilégio de ser o brasileiro com mais montanhas desta altitude em seu curriculum. No entanto, nos últimos anos, a amazonense radicada nos Estados Unidos Cleonice Pacheco Weidlich vem realizando diversas ascensões no Himalaia. Cleo, como é conhecida, já esteve em 10 das 14 montanhas, mas diversos cumes que ela afirma ter escalado não são reconhecidos por autoridades no assunto.

Fonte: Redação

Das 10 montanhas de 8000 metros que Cleo Weidlich já alegou ter escalado, só há alguma prova em 6 delas. Ao que parece, Cleo desistiu de reivindicar que fez o cume de 2 destas montanhas, passando então a afirmar que já fez o cume de 8 ao invés das 10 das 14 maiores montanhas mais altas do planeta. 
 
A recente discussão gerada pela ética de uso de um helicóptero na conturbada temporada de pré-monção no Everest, resgatou o interesse de investigadores na experiência de Cleo Weidlich. Longe de querer criticar o currículo de montanha da alpinista brasileira, este resgate sobre os cumes de Cleo são importantes para a história do montanhismo brasileiro, pois se eles se confirmarem, Weidlich passaria a ser a montanhista do Brasil com mais cumes de 8 mil, ultrapassando Waldemar Niclevicz que no momento tem 7 cumes.
 
A polêmica envolvendo os cumes de Cleo já foram noticiadas anteriormente em uma matéria de 2011 no AltaMontanha. A alpinista, no entanto, preferiu o silêncio e nunca se pronunciou sobre os questionamentos publicadas neste artigo. Com o passar do tempo, novos casos se somaram e reacenderam a dúvida sobre algumas conquistas. Confira os cumes de oito mil metros que são contestados por autoridades no assunto:
 
BROAD PEAK - 8051m, Paquistão
 
Apesar das fortes evidências que provam o contrário e relatos de escaladores presentes que alegavam que a brasileira não chegou ao cume do Broad Peak no verão de 2009, Cleo manteve-se irredutível e afirmou até 2011 ter atingido o cume da montanha. No entanto ao que parece ela desistiu de reivindicar que atingiu o cume e inclusive anunciou em uma ocasião que voltaria ao pico paquistanês.
 
SHISHAPANGMA - 8017m, China
 
Cleo alegou diversas vezes ter atingido o cume central do Shishapangma que fica inteiramente na região autônoma do Tibet, China. A alpinista inclusive alegou que estaria do lado sul da montanha enquanto estava na verdade do lado norte assim como todas as outras expedições. Weidlich, no entanto, parou de reivindicar o cume central do Shishapangma e em março de 2013 ela anunciou que tentaria chegar no topo do Shisha novamente.
 
ANNAPURNA - 8091m, Nepal
 
A brasileira jamais apresentou uma prova de que alcançou o cume do difícil Annapurna. Cleo inclusive aparece sendo entrevistada pela famosa jornalista americana Miss Hawley durante o documentário “Keeper of the Mountains”.  No documentário Cleo é questionada se fez o cume na montanha.
 
Segundo o Himalayan Database liderado por Elizabeth Hawley, a escalada de Cleo no Annapurna está em disputa. Segundo eles há relatos de que nem Cleo nem os outros escaladores que tentaram no mesmo dia, alcançaram o cume da montanha.
 
O Himalayan Database baseia suas listagens no relato dos próprios alpinistas, ou seja, qualquer pessoa pode afirmar que fez o cume em qualquer montanha e isso será publicado e só será investigado caso alguém conteste a versão do alpinista em questão. No caso, o cume de Cleo foi contestado por diversos montanhistas que estavam no Annapurna durante sua escalada.
 
MAKALU - 8463m, Nepal
 
Cleo afirma ter alcançado o cume do Makalu no dia 21/10/2012, no entanto jamais mostrou alguma prova de tal cume. Um dos pesquisadores do Himalayan Database afirma que: “Nós não creditamos Cleo com o cume do Malalu até agora. No relato inicial que ela deu para Liz Hawley ela diz que parou a 8000m. Porém alguns dias depois ela disse que chegou ao cume pela crista nordeste (seguindo via francesa original aberta em 1955). Ainda estamos esperando ela apresentar provas e detalhes desse cume”
 
Cumes com registro
 
Fora estas ascensões polêmicas, Cleo conta com 6 cumes com mais de 8 mil metros reconhecidos. Nestas montanhas há testemunhas (Sherpas contratados por ela ou outros montanhistas) que afirmam que ela chegou ao topo, mas muitas delas também não têm fotos.
 
Seis montanhas de 8 mil metros é um número bastante expressivo e não se pode questionar sua experiência, afinal, só de estar em uma montanha desta altitude já é um fato grandioso. No entanto, as dúvidas sobre os outros cumes mancham a reputação da brasileira. Tais questionamentos são intensificados pelo fato de que a manauara não costuma publicar fotos e nem outro tipo de registro concreto de suas escaladas. Ela também é muito criticada por afirmar coisas polêmicas que contradizem seus métodos de escalada.
 
As montanhas escaladas por Cleo que são reconhecidas pelo Himalayan Database são: Everest (8848m), Cho Oyo (8202m), Manaslu (8156m), Kangchenjunga (8586m) e Dhaulagiri (8167m). Além destes, Cleo também tem registro do Gasherbrum I (8080m).
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade