Serra catarinense registra -7,6ºC na cidade mais fria do Brasil - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Inverno chegando!

Serra catarinense registra -7,6ºC na cidade mais fria do Brasil

Fez 7,6º negativos e teve geada ao amanhecer desta quinta-feira (19), em Urupema, a cidade mais fria do Brasil, na região serrana catarinense.

Fonte: UOL

É a temperatura mais baixa registrada no ano, conforme dados do Ciram, o serviço de meteorologia do Estado.
 
Esta é a segunda onda de frio deste outono. O dia amanheceu com tempo bom e ensolarado em toda Santa Catarina.
 
Urupema (205 km de Florianópolis) é considerada a mais fria por causa da topografia. É uma cidade alta (925 metros acima do nível do mar), mas fica dentro de uma depressão formada por vales. Assim, o ar frio, que tende a baixar, sempre se concentra na área da cidadezinha, de apenas 2500 habitantes.
 
Além de Urupema, outros nove municípios catarinenses tiveram temperaturas negativas: São Joaquim: -3,3ºC; Painel: -1,9ºC; Urubici: -1,7ºC; Bom Jardim da Serra: -1,5ºC; Rio Rufino: -1,2ºC; Abdon Batista: -0,7ºC; Campos Novos: 0ºC; Lages: 0,2ºC e São Cristovão do Sul: 0,4ºC. 
 
Inverno chegando
 
Amanhã, dia 21/06, começa o inverno que é no Brasil a alta temporada de montanhismo, devido ao tempo mais estável e menos chuvas. No entanto, o fato da melhor temporada para prática de montanhismo ser nesta época do ano requer que o praticante esteja equipado com lanternas, devido aos dias mais curtos e também com roupas adequadas ao frio.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade