Brasileiro organiza festival de escalada em gelo na Argentina

0

O Makalu Ice Climbing Festival é realizado desde 2008 na estação de ski de Vallecitos, em Mendoza, Argentina. Atualmente é o único festival de escalada em gelo da Argentina e adivinhem só, é organizado por um brasileiro!

A região de  Vallecitos, nos Andes de Mendoza, na Argentina, é durante o verão um popular point de montanhismo de altitude, por ser o local de chegada para as pessoas que querem subir os picos do Cordón del Plata, famoso por quem quer se preparar para escalar o Aconcágua, a montanha mais das Américas que fica ali perto.
 
Foi a paixão por estas montanhas que levou o montanhista gaúcho Humberto Câmara Junior, a se mudar para o país vizinho e se profissionalizar como guia de montanha. Junior, como é chamado, fez o curso do EPGAMT (Escuela Provincial de Guias de Alta Montaña y Trekking), que é um tipo de um curso universitário de montanhismo de 4 anos de duração.
 
Durante os anos de estudante no EPGAMT, eu realizava um circuito na montanha onde pude observar que nas trocas de estação em um determinado ponto de um escarpado vale, as temperaturas se mantinham baixas durante a maior parte dos dias. Observando atenciosamente, me dei conta que os respingos e goteiras se congelavam instantaneamente ao tocar na rocha. Decidi desviar um caudal de água com um sistema bastante primitivo de tubos, e formar a primeira cascata congelada do que seria o Ice Park que hoje conhecemos. Era o ano de 2007, e uma vez que a cascata se formou, abrimos a primeira rota com muito cuidado, pois era algo novo e bastante duvidoso. A escalada foi um sucesso e daí surgiu a possibilidade de realizar um festival de escalada em gelo”. Disse Humberto sobre como surgiram as escaladas no local.
 
O sistema de produzir cachoeiras congeladas evoluiu. Estudando o microclima local, Humberto direcionou a água de um reservatório por um outro sistema de tubos, até a parte mais abrupta do vale, onde o vento se encarregaria de baixar a temperatura. Quando a temperatura atingiu a média de zero grau, na exata altitude de 3000 metros, ele deixou a água escorrer pela sombreada face sul da montanha, produzindo mais locais para escalar em puro gelo cristalino. Não demorou muito, e este já era um dos locais mais conhecidos para a prática do esporte e, em Julho de 2007, o chamaram “Centro de Alpinismo Invernal Diamante” ou simplesmente “Ice Park”.
 
Hoje o local abriga 8 cascatas congeladas de diferentes graus de dificuldade, e devido a essa nova possibilidade, Vallecitos se converteu numa espécie de Meca para quem queira aprender e praticar escalada em cascatas congeladas.
 
Com a popularização do Ice Park, desde 2008 é realizado um campeonato de escalada: O Makalu Climbing Festival, que neste ano de 2014 estará em sua sétima edição nos dias 19 e 20 de Julho, com participação de atletas de diversos países, inclusive de montanhistas brasileiros, como Eduardo Tonetti, paulista de 43 anos que como Humberto também se mudou para a Argentina para se profissionalizar como guia de montanha.
 
Serviço:
 
Makalu Ice Climbing Festival
Onde: Vallecitos Mendoza – Argentina
Quando: 19 e 20 de Julho de 2014
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário