Alerta Vermelho no Chile: Vulcão Llaima pode entrar em erupção - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Série de erupções ocorrendo no Chile

Alerta Vermelho no Chile: Vulcão Llaima pode entrar em erupção

O Llaima é um dos mais ativos vulcões da América do Sul e se encontra a uns 700 quilômetros ao sul de Santiago. Esta semana voltou a escorrer lava e as autoridades evacuaram preventivamente a região.

Fonte:

O Chile declarou alerta vermelho para a região vizinha ao vulcão Llaima, que voltou a escorrer lava esta semana, devido ao aumento em sua atividade.

O Llaima é um dos três vulcões mais ativos da América do Sul e entrou em atividade novamente na terça feira, após permanecer calmo desde a última erupção, no início deste ano.

As autoridades chilenas decretaram evacuações preventivas, principalmente devido ao risco de acontecer o aumento do nível da água do caudaloso rio Calbuco, que por estar próximo ao vulcão, absorveria grande quantidade de água vindo do derretimento da neve que circunda o Llaima. A área que abrange o alerta vermelho atinge seis localidades, todas banhadas pelo Calbuco.

O Llaima tem uma altura de 3.125 metros sobre o nível do mar e localiza-se no interior do Parque Nacional Conguillío.

O Ministério do Interior disse, através de um comunicado, que o departamento de emergências pôs a disposição do Município de Vilcún, próximo ao vulcão, um sistema básico de telecomunicação de emergência, além de equipamentos para resgate e trabalho neste tipo de terreno.

Esta nova atividade do Llaima se produz quando o vulcão Chaitén, mais ao sul do País segue emanando gases após entrar em erupção em maio e provocar o transborde de um rio com muito barro e lama, e cimentando com suas cinzas parte da pequena cidade de Chaitén.

O Chile possui a segunda maior cadeia vulcânica e a primeira em atividade do mundo, perdendo apenas para a Indonésia. No país há mais de dois mil vulcões, dos quais 500 são classificados como ativos, porém apenas entre 50 e 60 destes possuem registro de atividade.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade