Que tal um Trail Running no Aconcagua? - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Ultra Maratona

Que tal um Trail Running no Aconcagua?

A organização espera mais de 500 atletas para a Ultra Maratona do Aconcagua, que será realizada em 29 de novembro de 2014. A competição vai de Puente del Inca a Plaza Francia.

Fonte: Redação

Prepare seu tênis e seu camelback! O Aconcagua sediará uma super prova de Trail Running no dia 29 de novembro de 2014. A prova está definida em duas etapas. Confira:

1) Meia Maratona Aconcagua

Esta prova é desenhada como uma primeira experiência de corrida em altitude, acessível do ponto de vista desportivo, e aberta a atletas com pouca experiência em Trail Running de montanha. A prova terá um traçado total de 25 quilômetros, ligando a área de Puente del Inca (2750 m) ao Acampamento Confluencia (3400 m).

2) Ultra Maratona Aconcagua

A prova principal será de 50 quilômetros, numa rota que liga Ponte del Inca até Plaza Francia (4200 m). Esta prova de Trail Running é reservada para os corredores de elite e/ou aqueles que já possuem experiência com longas distâncias e terreno acidentado.

A competição oferece um teste de alta complexidade, considerando o vento, o frio e a altura, componentes que caracterizam a montanha. A organização adverte que será uma experiência única para os amantes da natureza e to Trail Running.

Apoio da Cidade de Mendoza

A Ultra Maratona Aconcagua usará a estrutura turística de Puente del Inca, local por onde passava uma extensa trilha Inca e que hoje é declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.  A cidade de Mendoza, bem como a comunidade vizinha, estão apoiando o evento.

Além da atividade esportiva, o evento tem entre seus propósitos o desenvolvimento do estudo médico relacionado a aclimatação de altura, que será conduzido em conjunto com a Associação de Medicina Andina para a altura (AAMPA), e pretende aproveitar a oportunidade para aumentar o conhecimento científico sobre os esforços físicos em altitude e como o corpo humano se adapta se adaptar a ela.

A competição já gerou uma ocupação quase completa dos hotéis nas vilas de montanha ao redor do parque, oferecendo novos aportes turísticos para os comerciantes da região, que aprovaram a realização da prova. O objetivo é que seja definida como uma prova clássica do Trail Running na América do Sul. Para isso, a organização vai manter a prova no calendário para o próximo ano.

:: Para se inscrever no Trail Running do Aconcagua.

Vídeo de divulgação do evento:


:: Quer saber mais sobre o Trail Running? Acompanhe a coluna da Gisely Blanc no AltaMontanha.com!

:: Conheça mais sobre a Cidade de Mendoza.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade