Cuscuzeiro ganha guia de escalada

0

Famoso point de escalada no interior de São Paulo foi um dos primeiros locais de escalada em arenito no país. Recebe agora seu primeiro guia impresso. Festa de lançamento será em São Carlos no dia 26/09.

Ninguém sabe exato quando começaram as escaladas no morro Cuscuzeiro, um pequeno morro com cume plano em forma de mesa localizado no município de Analândia, entre São Carlos e Rio Claro e distante cerca de 250 km da capital paulista. Aparentemente um professor alemão que esteve a trabalho na Universidade Federal de São Carlos foi quem abriu a primeira via no local, a clássica Paredão, um 7a  de duas enfiadas. O Morro, no entanto ficou famoso por se tornar o primeiro local de escalada em arenito popularizado no Brasil.
 
Conta o montanhista Mauricio Clauzet, o Tonto, que na década de 1990 ele esteve no local e comentou mais tarde a potencialidade de abertura de vias por ali numa reunião do Centro Excursionista Universitário da USP, foi desacreditado. Mais tarde o local se tornou um dos melhores locais para escalada, com vias 5 estrelas como a Visual, 97 bons motivos, Sedativa, Sunday, Denorex e outras. Assim ficou demonstrado que o arenito era uma rocha boa para se escalar.
 
Com os esforços do escalador Rodrigo “Genja” Chinaglia, finalmente o morro recebe um guia impresso. Comenta o autor:
 
 Sim! Está pronto, está impresso, está lindo de morrer. Como pai coruja, devo confessar que ficou melhor do que eu esperava. Cheio de fotos, com papel chique, colorido e com informações sobre praticamente TODAS as 61 vias do Cuscuzeiro, é um guia pra ninguém ficar perdido procurando via ou entrando em via errada. Até mesmo quem nunca veio pra cá de outros estados não terá dificuldade de, sozinho, encontrar o local, as vias e se divertir e aproveitar todo o potencial que o lugar tem para oferecer. 
 
A Festa de lançamento será na sexta feira dia 26 de setembro na Biblioteca Comunitária da Ufscar, atrás da Caixa d´água de escalada do CUME. O Evento está marcado para começar as 19hrs. No evento acontecerá também um show com as bandas Ukulele Brothers e Cleber Harrison.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário