A vantagem de usar redes em acampamentos - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Rede ou barraca?

A vantagem de usar redes em acampamentos

Quando falamos em acampamentos, logo nos vem a imagem de barracas montadas em um gramado. No entanto nem todos os locais estão aptos para montar uma barraca e aí entra em ação as redes, que podem ser muito mais práticas e leves. Saiba as vantagens destes equipamentos em relação aos tradicionais equipamentos de camping.

Fonte: Redação

Até pouco tempo atrás, quando falávamos de redes, nos vinha na mente aquelas redes de praia feitas de tecido grosso que eram vendidas em estradas e nas ruas por ambulantes. Com o desenvolvimento de redes de nylon, desenhadas para ser usadas em campings, elas se tornaram um equipamento de camping que mudou o comportamento dos campistas.
 
Com estas redes mais leves, usá-las em trilhas se tornou algo muito mais fácil e prático. Uma barraca leve pesa em média 2 kg, barracas maiores e robustas ficam na casa dos 4 kg.  Além do peso, ainda existe o volume da barraca, que costuma ocupar pelo menos uns 40% do espaço no compartimento de uma mochila cargueira. 
 
Uma rede de camping pesa muito pouco, menos de 400 gramas. Além disso, as redes ocupam muito menos espaço na mochila, o que possibilita que o usuário possa trocar uma mochila cargueira por outra menor. As redes são muito aptas para uso em locais com vegetação fechada, pois não é necessário abrir uma clareira para montar a barraca. Elas ainda ajudam que você caminhe num local com vegetação fechada melhor, pois não precisará de uma mochila grande.
 
Para dormir em uma rede, é apenas necessário ter duas fitas e dois mosquetões para montá-la em qualquer local. Hoje existem equipamentos que melhoram o uso, como por exemplo redes contra mosquitos e capa para chuva. Assim, dormir numa rede não perde em nada para uma barraca. Em locais frios, o uso de sacos de dormir e isolantes térmicos protegem o campista, equipamentos estes que já eram obrigatórios e desta forma não aumenta o número de equipamentos agregados na mochila.
 
Outra vantagem em relação à rede é a agilidade em montar e desmontar o acampamento, que não leva muito tempo, tanto na montagem, quanto em arrumar a mochila.
 
Por todos estes motivos as redes estão cada vez mais presentes nas mochilas de trekkers e montanhistas, não somente em trilhas e montanhas, mas também em viagens, pois podem ser montadas até mesmo em pousadas, ou durante viagem em barcos ou mesmo na base de vias de escalada. Só não pode dormir quando estiver dando segurança.
 
Veja mais:
 
 

Publicidade