Nova via no Pedrão de Pedralva: Tião Simão

0

Tião Simão é o nome da mais nova via na Serra do Pedrão no Sul de Minas.


A Serra do Pedrão é um enorme monólito de gnaiss com mais de trezentos metros de altura e uma parede super larga que já está se consolidando como o melhor point para Escalada Tradicional do Sul de Minas.

A Serra fica na pequena cidade de Pedralva, próximo à Itajubá (37 Km) e Pouso Alegre (70 Km). É uma opção de escalada tradicional interessante para os frequentadores de São Bento do Sapucaí, pois fica somente 83 quilômetros de distância num total de 260 de São Paulo, mas 440 de Belo Horizonte. O que justifica que o local seja mais frequentado pelos paulistas.

A primeira via da Serra do Pedrão foi a “Evolução”, 4° VIsup, E2 320 metros. Esta via, conquistada por João Bosco Villela e escaladores de Itajubá, tem dez enfiadas, é considerada ideal para quem quer ter sua primeira experiência em Tradicional, já que ela é bem protegida e toda equipada, sem deixar de ser interessante, pois ela é toda aérea e muito alta!

Depois da Evolução, novas vias que dão acesso ao cume foram conquistadas. “Sabotadores” é um 4° bem protegido, com 200 metros de extenção, é a via mais fácil do Pedrão. Em seguida tem a “Suanu Arco” uma via também com 200 metros, mas com lances de 6 grau e enfiadas de 4° bastante expostas. O grau de exposição é E3, mas a última enfiada, de apenas 20 metros, não tem proteções no meio, por isso o nome da via é bastante sugestivo.

Depois destas vias, que não precisam de material móvel, o Pedrão ganhou no ano passado uma via um pouco mais trabalhada onde se usa proteções mistas. Trata-se da “Racha Cuca” 4° VIsup, E3 D3 300 mts. Esta via é uma evolução para quem já fez as anteriores, pois ela é mais trabalhada e o escalador tem que saber proteger com móveis. No final da via tem um lance de 90° de inclinação que dá 6sup, mas lá é bem protegido, é uma via linda.

Para completar a evolução da escalada em Pedralva, os escaladores de Itajubá, que já vêm fazendo um ótimo trabalho na região, conquistaram a Tião Simão: 5° VIsup E3 D3 330 metros.

O nome da via é uma homenagem ao proprietário das terras onde se faz o acesso à Serra do Pedrão que sempre acolheu os escaladores com muita simpatia e generosidade. Esta via é novo marco para Pedralva, pois já começa a ter lances bem mais trabalhados, inclusive com duas passadas em artificial fácil.

Aos poucos , a Serra do Pedrão vêm ganhado mais vias. O potencial continua imenso, pois ainda há muita parede sem vias. Parabéns para os escaladores de Itajubá, certamente a escalada da Tião Simão será mais um atrativo para o 6° festival de montanha do Sul de Minas, a ser realizado na da cidade.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário