Recorde de velocidade feminino na The Nose no El Capitán

0

A neozelandesa Mayan Smith Gobat e a americana Libby Sauter batem seu próprio recorde, 3 dias depois e baixam para menos de 5 horas a ascensão da via de escalada mais famosa do El Capitán no Vale de Yosemite.

No dia 28 de outubro de 2014 a dupla de escaladoras ascendeu a mítica The Nose, no El Capitán, Yosemite – EUA e bateram o recorde mundial de velocidade numa cordada feminina nesta via. Recorde este que pertencia a própria dupla:  Fizeram cume em 5 horas e 2 minutos.

Três dias mais tarde, a mesma cordada retornou à montanha e conseguiu baixar o tempo para 4 horas e 43 minutos.

A The Nose foi conquistada em 1958 por Warren Harding, Wayne Merry e George Whitmore e naquela ocasião foram gastos 12 dias na parede.

Com o passar do tempo a via foi se popularizando e os tempos foram diminuindo. Hoje há uma verdadeira corrida para quem consegue baixar a velocidade nesta via. O recorde atual é de Alex Honnold e Hans Florine, realizado em junho de 2012, com o imbatível tempo de 2 horas 23 minutos e 46 segundos.

A primeira cordada feminina a fazer a via num só dia foi Nancy Feagin e Sue McDevitt em 1992. Mayan Gobat detém com o falecido escalador Sean Leary o recorde de uma cordada mista (homem e mulher) com o tempo de 4 horas e 29 minutos.
 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário