João Garcia abre nova rota em montanha virgem no Nepal - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Montanhista luso

João Garcia abre nova rota em montanha virgem no Nepal

O alpinista português João Garcia junto com o espanhol Ángel Salamanca abriram uma rota em um pico virgem sem nome situado entre o Tawoche e o Cholatse, na região do Khumbu, Nepal. A nova via, chamada de Jaime, chega até os 6100 metros (faltou 200m até o cume), supera 1300 metros de desnível e está cotada como MD sup, WI5, M5+ expo.

Fonte: Desnivel

Jaime é uma rota dedicada a um amigo de João e Ángel, falecido em um acidente de montanha. Além disso é também a primeira rota nesta montanha que fica localizada entre  o Tawoche (6501m) e o Cholatse (6440m).

 
“Tentamos realizar uma ascensão em um estilo alpino rápido e leve”, explica Ángel. “Estivemos aclimatando muito bem e lentamente na região. O primeiro que fizemos foi buscar um lugar cômodo para o campo base, coisa que foi muito difícil, e por isso entendemos porque ninguém favai tentado esta parede antes. A moraina era infernal e inacabável, com neve fofa, tivemos que fazer dois porteiros para levar material e sem ajuda de ninguém.
 
As 4 da manhã do dia 31 de outubro, a dupla se dirigiu, à parede, onde encontraram muita neve em pó. Eles entraram escalando seções muito verticais e perigosas, com muito material caindo da montanha. Eles avançaram rapidamente, mas logo se cansaram pelo estado ruim da neve nas regiões mais verticais, com bolos de neve acumulada. Mais alto, uma aresta os destruiu fisicamente, depois, um corredor de 70 graus de inclinação muito difícil de proteger, os levou até um colo. 
 
“Ali tivemos que limpar um tampão de neve que nos deixou cheios de pó branco. Assim optamos por deixar o cume, porque a neve estava muito perigosa e nós muito cansados”. Disse Ángel sobre a opção de descer ao invés de tentarem um bivaque. Sobre a altitude do cume, Ángel acha que ele deve atingir os 6350 metros.
 
A descida foi bem trabalhosa, com muitos abalakovs, abandonando uma ou outra estaca e desescalando o que foi possível. Eles chegaram ao campo base somente às 10 da noite.
 
A escalada chamou a atenção de Miss Hawley, que a registrou como algo diferente e inovador.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade