App para smartphones localiza vias de escalada em paredes - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Tecnologia

App para smartphones localiza vias de escalada em paredes

ClimbStreets é uma plataforma colaborativa de geolocalização para esportes outdoor. Com este app, você pode compartilhar informações geolocalizadas de trilhas, setores e vias de escalada.

Fonte: Redação

O aplicativo é destinado aos praticantes de escalada, ele permitirá ao usuário encontrar na parede as vias que ele deseja escalar e navegar utilizando uma interface intuitiva e sem necessidade de conhecimento específico de navegação.

Para isso acontecer, o app usa a tecnologia da Experiência Aumentada, que é uma tecnologia que adiciona uma camada extra de informações à nossa realidade. No caso do aplicativo, você aponta a câmera para a parede rochosa e ela mostra uma série de informações adicionais, como a linha da via, os pontos deixados em uma trilha, fotos e comentários deixados em um local no espaço. “Existem diversos aplicativos com guias de esportes outdoor e escalada, mas nenhum deles exibe a navegação na tela utilizando a tecnologia de realidade aumentada como o ClimbStreets”. Afirma o desenvolvedor do aplicativo, Paulo Renato.

Paulo, que é escalador de Curitiba-PR, esteve recentemente participando do WebSummit, um evento anual que acontece em Dublin, na Irlanda, reunindo as maiores empresas de tecnologia do mundo. O ClimbStreets passou por um processo de seleção e ganhou o direito a um estande para apresentar o aplicativo a possíveis investidores – um privilégio concedido a menos de 10% dos projetos apresentados de todo o mundo.


Plataforma Colaborativa

ClimbStreets não é apenas um aplicativo, pois ele é também uma plataforma de apoio à comunidade dos esportes outdoor. Além de permitir que usuários colaborem com fotos e informações geolocalizadas, ela ainda permite que editoras e produtores de conteúdo publiquem seus guias locais o obtenham receita proveniente de downloads pagos.  
Desta forma, a plataforma ao invés de prejudicar os autores dos guias de escalada copiando seus dados, os ajudarão financeiramente a divulgar seu trabalho. Uma vez que os elaboradores dos guias podem disponibilizar o conteúdo e vender seu produto impresso. (veja como participar)

Interface Social

O aplicativo promete uma série de funcionalidades que permitem que usuários se conectem e troquem informações sobre os pontos de escalada, formando uma interface social. Um usuário pode marcar vias que quer escalar, e ser colocado em contato com outros que pretendem entrar nas mesmas, combinar uma viagem e acompanhar o desempenho de um amigo. Além disso, o desenvolvedor ainda dá a possibilidade que estas atividades sejam compartilhadas diretamente no Facebook.

Funcionalidades Adicionais

Pensando que muitos locais onde se escala não há sinal de celular, o ClimbStreets não precisa de internet para funcionar. Você busca um guia da região, faz o download prévio das informações e, no momento da escalada, precisa apenas do GPS ativo. Todas as informações colaborativas, inclusão de novas vias, comentários, fotos, etc.. são salvos no dispositivo e atualizados quando o usuário estiver on-line.

Modelo de Negócios

O ClimbStreets atualmente está em versão beta para avaliação dos usuários. Neste período eles têm acesso gratuito a todos os guias do aplicativo – hoje são 8 guias com mais de 150 vias cadastradas. Futuramente o aplicativo continuará gratuito, mas os guias terão download pago, para remuneração dos produtores de conteúdo.   
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade