Tchecos abrem via de escalada de nono grau de parede em Pancas - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Pedra da Cara

Tchecos abrem via de escalada de nono grau de parede em Pancas

Uma forte equipe de escaladores thecos está viajando pelo Brasil para escalar. De passagem por Pancas, onde fica o Parque Nacional dos Pontões Capixabas, a equipe conquistou uma via de 12 enfiadas com lances de até nono grau brasileiro.

Fonte: Abrigo G3

Uma equipe formada por 6 escaladores tchecos, liderado por Ondra Benes, um dos melhores escaladores da República Tcheca, está viajando pelo Brasil. Eles contam que não tinham muita informação sobre o país, mas que todos os anos pegam as mochilas para conhecer lugares exóticos e desta vez acabaram vindo ao Brasil.

O grupo não se arrependeu da escolha e afirmam que a melhor experiência que tiveram por aqui foi a abertura de uma via de parede na Pedra da Cara, em Pancas. A via, que se chama “Obrigado amigos”, tem 12 enfiadas, 630 metros e lances de até nono grau da graduação brasileira. Veja o que Ondra falou de como vieram parar no Brasil e como surgiu a idéia de conquistar uma via nos Pontões:

Quando estávamos em nossa casa, na República Tcheca, olhamos no Google Earth e escolhemos a Pedra do Camelo, usamos o street view e traçamos toda a linha da via. Porém quando chegamos lá, percebemos que na linha tinham muitas agarras podres e quebradiças e decidimos abandonar esta linha. A idéia era conquistar uma via em livre e já havíamos conquistado quatro cordadas, porém não seria possível prosseguir em livre, então retiramos as chapas, mantivemos apenas as paradas e escolhemos outro pontão. Encontramos uma linha interessante na Pedra da Cara, que fica perto do acampamento do Fábio. A via é mista, com chapas e proteções móveis, tem trechos positivos e verticais, são ao todo 12 cordadas. A conquista foi feita toda de baixo e quase não conseguimos usar cliff, foi emocionante e com muita adrenalina. Levamos seis dias para finalizar a via, pois em um dos dias uma chuva forte nos pegou no meio da parede, formaram cachoeiras e ficou muito perigoso prosseguir. Tivemos que descer e esperar passar a chuva para poder terminar a via. De qualquer forma, foi uma conquista tranqüila e deu tudo certo no final.

Créditos da Entrevista: Francine Borges

Croquis da via Obrigado Amigos

Veja mais:

:: Site de Ondra Benes

:: Site do Abrigo G3

Publicidade