Kilian Jornet realiza a primeira tentativa de bater o recorde de velocidade no Aconcagua

0

Corredor de montanha espanhol fez a primeira tentativa de bater recorde que pertence ao asturiano Jorge Egocheaga. Ventos fortes fizeram ele retroceder.

A tentativa ocorreu no dia 19 de Dezembro. Kilian estava acompanhado de Emelie Forsberg, que também tenta bater recorde feminino, ambos pela rota normal, na Face Noroeste da montanha.

No entanto ao chegarem aos 6500 metros, fortes ventos fizeram a dupla retroceder e postergar uma nova tentativa. Não será fácil bater este recorde.

O recorde atual pertence ao montanhista asturiano Jorge Egocheaga, que fez a rota de Horcones (entrada do Parque) até o cume em 13h46min em 2006. Um brasileiro, José Luis Pauletto, deteve por 4 anos o recorde de ascensão desde o acampamento base, Plaza de Mulas. Em 1996 ele fez o ataque em 5hs29min sem ajuda externa, mas o recorde atual deste percurso pertence à uma equipe italiana, que fez o cume com ajuda externa em 3hs40.

Se não ter ajuda externa conta por sua audácia ética e estilo, também não podemos deixar de citar o impressionante feito realizado pelo montanhista paranaense Elcio Douglas Ferreira que em Janeiro de 2008 fez o cume do Aconcagua sem aclimatar, sozinho, sem mulas e sem nunca ter estado na montanha antes, em 3 dias e ainda fazer cume de camiseta.
 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário