Rota ao Vulcão Llullaillaco tem nova sinalização

0

Vulcão que fica numa das regiões mais remotas da Argentina teve inaugurado uma série de placas de sinalização. O objetivo é educar visitantes e orientar sobre onde acampar sem danificar patrimônio arqueológico.

Por iniciativa dos Guardaparques e da prefeitura de Tolar Grande, além da comunidade indígena da região, foram instaladas placas de sinalização no percurso do vulcão Llullaillaco, a sétima montanha mais alta dos Andes onde em 1999 foram encontradas 3 crianças incas mumificadas no seu cume.

O objetivo do projeto, é de acordo com os idealizadores, preservar o local, que é considerado patrimônio da humanidade. Apesar de ser uma montanha pouco frequentada, há medo de que expedições esportivas possam danificar as ruinas ou acampar em alguém local proibido, como sítios arqueológicos ou cemitérios incas. A sinalização indica os locais apropriados para camping dentre outras coisas.

A próxima medida a ser tomada para a preservação do LLullaillaco, é elaborar um sistema de permissão para ter maior controle de quem frequenta a montanha. Não se comenta se a mesma terá um custo, como acontece no Aconcagua. A medida visa identificar pessoas que buscam “tesouros arqueológicos” e retiram peças das ruinas e fazem outras irregularidades à busca de possíveis riquezas deixadas pelos Incas.
 

Veja mais:

:: Vulcão LLullaillaco no Rumos – Tracklogs de montanha

:: Relato da ascensão do LLullaillaco – Coluna Pedro Hauck

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário