Copa do Mundo de escalada neste fim de semana

0

Neste fim de semana acontecerá em Chamonix na França, uma das etapas mais concorridas da Copa do Mundo de Escalada. Nela, o espanhol Patxi Usobiega lutará pelo pódio na busca de renovar seu titulo de campeão do mundo e Felipe Camargo, estará na briga por um título inédito para Brasil.


Um ano mais e a Copa do Mundo volta para Chamonix, em uma das provas mais competitivas do calendário que está incluída dentro do Festival Internacional de Escalada. É um fim de semana que as ruas alpinisticas típicas da capital francesa da alta montanha se rende à escala esportiva de altíssimo grau e os estilos se misturam, tendo como pano de fundo o majestoso Mont Blanc, de lendária importância na história do montanhismo mundial.

Esta é a segunda etapa deste ano. A primeira, celebrada há duas semanas na China foi bastante conturbada. Houve uma grande dificuldade de interpretação das regras por parte dos juízes que botou o melhor classificado nas semi-finais, o espanhol Ramón Julián, para a incompreensível sétima colocação. A etapa foi vencida pelo tcheco Tomaz Mrázek e o atual campeão, Patxi Usobiega ficou em quarto.

Chamonix é um lugar especial para o vasco Usobiega, pois foi lá que, em 2003, ele conseguiu seu primeiro título mundial. Com o quarto posto na China, Patxi pode, se fizer bonito, pegar a dianteira na Copa do Mundo nesta etapa.

Quem está chegando de mansinho e está botando muitas vias na cadena e que tem chances, de fazer bonito em Chamonix é o brasileiro Felipe Camargo “Pikuira”. Felipinho, como também é chamado, mandou seu primeiro 11a em Rodellar na Espanha e vem treinando forte ao lado de Patxi Usobiega para surpreender nesta Copa do Mundo. Sua tarefa não é fácil, já que o nível do campeonato este ano está muito elevado, com muitos espanhóis mandando muito e os austríacos também. Fora isso ainda há os sempre surpreendentes escaladores do leste europeu que não costumam vacilar.

Felipe está há duas semanas treinando duro na Europa, como ele mesmo disse em seu blog, está psicológicamente e técnicamente melhor, ao ponto que em um ginásio em Berna, Suiça, ele mandou à vista um 10a. Este provavelmente será o grau das semi-finais. Para vencer o campeonato, Felipinho terá que por na cadena e à vista, uma via que irá superar a barreira do décimo grau. Vamos torcer para ele!

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário