Chileno bate recorde de altitude mundial em moto no Ojos del Salado

0

O piloto chileno Gianfranco Biachi acaba de bater o recorde mundial de altitude numa moto ao chegar aos 6475 metros no Ojos del Salado, o vulcão mais alto do mundo localizado em seu país.

Bastou apenas 4 dias para o piloto chileno Gianfranco Bianchi bater o recorde mundial de altitude numa moto, que antes havia sido computado numa montanha indiana. Bianchi, que é natural de Copiapó, no norte do país andino, teve que se apressar em seu cronograma devido ao mau tempo que assolou a região e inclusive gerou uma enorme enchente que devastou sua cidade.
 
O recorde já foi computado pelo Guiness. Franco recebeu da Suzuki uma moto especial com tubos de oxigênio para ajudar na queima de combustível. Ele contou com uma equipe de apoio e seu recorde foi assistido por uma expedição de montanhistas brasileiros, guiados pelo famoso guia de montanha Maximo Kausch que coincidentemente estavam na montanha.
 
Um pouco antes de Bianchi outro recorde de altitude foi computado no mesmo Ojos del Salado. Trata-se do recorde de altura em um caminhão, realizado por pilotos russos que chegaram até os 6700 metros.
 
Ojos del Salado
 
Com 6893 metros de altitude o Ojos como é chamado, é a segunda montanha mais alta dos Andes, perdendo apenas para o Aconcagua. Por muito tempo acreditava-se que o Ojos del Salado era um vulcão inativo, mas a verificação de fumarolas em sua base levou a conclusão contrária.
 
O enorme vulcão está localizado na região dos Andes que mais concentra montanhas acima de 6 mil metros, chamado de “Puna de Atacama”. Ali também está a terceira montanha mais alta da cordilheira, o Pissis, e também a quinta, o Tres Cruces Sul, além de inúmeras outras acima dos 6500 metros.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário