Google chega com força total às montanhas

0

Já faz algum tempo que o Google, multinacional de serviços online, vem expandindo seu mapeamento do planeta. Além de disponibilizar mapas de quase todas as áreas urbanas do mundo, incluindo o serviço de street view, em que é possivel ter uma visão realista de 360 graus da área analisada, o Google está indo cada vez mais além em áreas não urbanas, incluindo partes remotas do mundo como a floresta amazônica, o Grand Canyon e a grande barreira de corais na Austrália.

A visão de 360 graus disponibilizada pelo street view já chegou às principais montanhas do mundo, incluindo o Everest, o Aconcágua, o Elbrus, o Kilimanjaro e às montanhas mais altas da Ásia, América, Europa e África. 

O Google usou uma equipe de alpinistas para mapear as montanhas, mas de maneira geral o equipamento usado foi muito mais simples do que as sofisticadas câmeras usadas para construir o street view. Para facilitar o trabalho, usou-se apenas uma câmera digital com lente estilo fisheye e um tripé simples.

A ideia é possibilitar a exploração virtual das montanhas, seus cumes e redondezas, sem se expor aos riscos e intempéries enfrentados por verdadeiros montanhistas – mas quem sobe montanhas sabe que a experiência real é incomparável.

El Capitán

Esta semana foi anunciado um novo participante no rol de montanhas mapeadas pelo google: o El Capitán, uma das rochas mais emblemáticas do parque nacional do Yosemite, na Califórnia (EUA), com 900 metros de altura. O maciço de granito inaugurou o street view na vertical, possibilitando a visualização de todas as agarras, fendas e tetos até o topo do El Cap. Tommy Caldwell, Alex Honnold e Lynn Hill se juntaram à equipe da multinacional para promover a conclusão do projeto, e participaram de um vídeo que mostra como foi feito o trabalho. Vale a pena conferir: 

 

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário