Escaladores brasileiros sente o terremoto no Chile e contam como foi

0

Montanhistas estavam em lugares diferentes e foram surpreendidos pelo terremoto de 8.4 graus na escala Richter que abalou o país andino ontem a noite.

Um terremoto de 8.4 graus na escala Richter abalou a costa do Chile ontem por volta das 21 horas da noite. O terremoto, que teve seu epicentro há 55 km a Oeste da cidade Illapel, no litoral do país andino, foi seguido por outros mais fracos e foi sentido até no Brasil.
Pedro Hauck estava na Argentina no momento dos tremores. Ele conta que estava na cozinha da casa de um amigo na cidade de Chilecito, no interior da Província de La Rioja há mais de 300 km do Epicentro. “Quando o terremoto começou, ouvi garrafas tremerem e depois as panelas penduradas na parede começaram a tremer e a luz também. Saímos no quintal e ao pisar no chão sinto ele mover e a sensação é que estou com enjoo e labirintite. O chão vibra por menos de 10 segundos e parece que estão numa onda. Ele não sacode, ele flutua.” Contou em seu blog.
Já outro alpinista havia acabado de pousar na cidade de Copiapó e conta que na cidade tudo tremeu e depois começaram a vir notícias de tsunami. Ele estava no mesmo hotel onde em Março ficaram ilhados na pior enchente do deserto do Atacama em mais de 100 anos. Os donos do Hotel, que viraram amigos depois das tragédias, ainda brincou que ele sempre está lá no lugar errado. Apesar do susto, nada aconteceu com eles.
A dupla se juntará em Copiapó em alguns dias para começar um projeto para escalar montanhas de 5 mil metros virgens.
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário