Incêndio gigantesco está consumindo o Parque Nacional da Chapada Diamantina

0

O incêndio começou no dia 11, quarta feira, e já toma proporções gigantescas, atinge áreas de difícil acesso na Chapada Diamantina.

De acordo com técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo na região do Mucugezinho, começa em Campo de São João, distrito de Palmeiras, e segue até o Barro Branco, em Lençóis. Em contato com o Jornal da Chapada na noite desta da sexta dia 13/11, o chefe interino do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Cézar Gonçalves, explica que há um foco regional que envolve esses dois municípios e alerta para que turistas evitem trafegar pela área.
 
O que a gente não recomenda que as pessoas façam é percorrer a trilha Lençóis/Pai Inácio, que sai do Barro Branco, pois o fogo está bem nesta região, então é perigoso”. A trilha é muito utilizada por ciclistas, e a atitude é para evitar maiores problemas, já que o “fogo pode avançar por outros trechos”. Ainda conforme Gonçalves, há outro foco no Vale do Capão, distrito de Palmeiras, mas é um foco que já está há muito tempo e está controlado.
 
“O fogo está localizado no Vale, mas não está se expandindo, já foi combatido diversas vezes, mas não tem como apagar ele, devido a localização geográfica dele”. O ICMBio ainda não consegue avaliar o estrago causado pelas queimadas. “Não temos noção da extensão, porque estamos muito concentrados em controlar, ainda não tomamos este tipo de medida”, completa.
 
Em relação as ações de combate aos incêndios, os brigadistas estão tendo todo o apoio logístico dos governos estadual e federal, com equipamentos e aeronaves, inclusive na sexta, outro helicóptero foi enviado para ampliar o combate. Segundo Cézar, o único equipamento que poderia ter em maior número é a lanterna de cabeça, que os combatentes necessitam para atuação à noite. Também atuam no combate ao grande incêndio na Chapada Diamantina, o corpo de bombeiros de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador, a brigada federal Prevfogo Rosely Nunes, as brigadas municipais Bicho do Mato, ACVIB e Radical Chapada, Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), além das brigadas voluntárias Barra de Estiva e Fazenda Igarashi.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário