Land Rover fabrica seu ultimo jipe Defender - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Fim do mito

Land Rover fabrica seu ultimo jipe Defender

Depois de 68 anos de serviço, o lendário Land Rover Defender, jipe 4x4 utilizado pela rainha Elizabeth II e por James Bond, deixou de ser fabricado esta semana.

Fonte: AFP

Nesta sexta-feira, uma breve cerimônia na fábrica de Solihull, centro da Inglaterra, marcou o final do veículo, um autêntico orgulho britânico exportado para o resto do planeta. Fabricado desde 1948, a Defender era o carro mais famoso da marca inglesa e ficou famoso por ser o jipe usado em safáris na África. No entanto, o jipe deixou uma legião de fãs e histórias.
 
O motivo pelo qual a marca decidiu acabar com a produção de seu maior ícone, foi a impossibilidade de adaptar o modelo aos novos parâmetros de segurança e de emissões de poluentes da União Europeia.
 
Extremamente resistente e robusto, o Defender ainda é utilizado por muitos serviços de emergência ao redor do mundo e está presente em vários cenários de Guerra e um dos jipes mais utilizados em expedições de montanhismo ao redor do mundo. 
 
A Defender ainda mantinha um conceito de carro durável que não se adequava à moda. Seu ultimo modelo foi lançado em 1983 e de lá para cá teve apenas atualizações em sua parte mecânica e elétrica, mantendo o design que o fez ficar famoso mundialmente e não importando com as tendências do mercado automobilístico.
 
Como um lord inglês, ao mesmo tempo em que ele é visto transitando em locais distantes e inóspitos é possível encontrar o veículo em bairros de luxo de Londres, assim como constatar sua presença em muitos filmes, como o recente "Operação Skyfall", de James Bond. 
 
A rainha Elizabeth II é uma fã do carro e o dirige desde que assumiu o trono britânico em 1952.
 
"É um carro que transcende as classes sociais. Todos podem dirigir, o camponês que tenta atravessar um campo com lama ou a rainha quando percorre Windsor. Tem o dom de não destoar em Chelsea ou em uma zona de guerra", afirmou Jim Holder, editor das revistas "Autocar" e "What Car?".
 
Com a fim da produção da Defender, a Land Rover vai reforçando sua tendência de abandonar sua origem, que era a de produzir carros 4x4, para focar na produção de carros de luxo. Uma nova Defender está projetada para ir ao mercado em 2017, mas o design futurista não agrada os fãs da marca.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade