Menina romena de 12 anos se torna a mulher mais jovem a escalar o Aconcagua

0

A menina Dor Geta Popescu, de 12 anos e 8 meses de idade, escalou o pico andino de 6962 metros que é o ponto mais elevado dos hemisférios sul e ocidental.

Uma menina de 12 anos da Romênia fez cume no Aconcagua e estabeleceu um novo recorde mundial ao se converter na mulher mais jovem do mundo a realizar tal proeza.
 
O Aconcagua com 6962 metros de altitude é a montanha mais alta dos Andes e é também o ponto mais alto do mundo fora do Himalaia. Ele fica no oeste da Argentina, na Província de Mendoza e é também uma das montanhas mais frequentadas da cordilheira, apesar de não ser fácil.
 
Além da elevada altitude, Dor Geta Popescu teve que realizar árduas caminhadas pelos vales secos da montanha. Apenas para chegar à base são necessários 25 quilômetros de trekking atravessando o vale de Horcones com seu clima desértico e pedras soltas. Para piorar, este ano foi um dos mais frios do Aconcagua. Mesmo assim, a pequena de apenas 12 anos e 8 meses foi muito bem dentre as pessoas de seu grupo:
 
Uma montanha excelente, uma ascensão perfeita: ritmo, esforço, êxito! No dia de cume, como esperava, foi uma longa viagem, vento, frio e uma parte muito difícil no final. Movimentei-me bem e ainda que eu fosse a mais nova do grupo, o que ritmo que eu me impus foi melhor do que muitos companheiros. Cheguei ao cume, recorde mundial para minha idade! Abaixo de mim uma infinidade de picos, montanhas no horizonte!” Descreveu a jovem.
 
Apesar de muito nova, a menina é uma destacada montanhista e é associada à Federação Romena de Montanhismo e Escalada. Ela representa o seu país em expedições de alta montanha desde os 10 anos de idade e este foi seu quinto recorde mundial. Dor Geta já havia sido a pessoa mais jovem a escalar o Monte Ararat na Turquia, o Damavand e Sabalan no Irã e também o Ojos Del Salado, vulcão mais alto do mundo localizado na fronteira Chile com a Argentina.
 
A única coisa que posso pensar agora é simples e natural: Que vida mais explendida” Expressou a jovem, porém experiente montanhista que tem os Cárpatos, em seu país, como local de treinamento.
 
A pessoa mais jovem a escalar o Aconcagua, no entanto, foi o menino americano Tyler Armstrong que fez cume no dia 25 de Dezembro de 2013 aos 9 anos de idade junto com seu pai.
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário