Parque de Itatiaia irá impor novas regras aos visitantes - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Agora é obrigado ter equipamentos mínimos

Parque de Itatiaia irá impor novas regras aos visitantes

Em breve devem entrar em vigor novas regras para a ascensão das Agulhas Negras e das Prateleiras no Parque Nacional do Itatiaia - PNI.

Fonte:

O Conselho Consultivo do parque aprovou em sua última assembléia (27/06/08) a obrigatoriedade de equipamentos mínimos para as ascensões do Pico de Agulhas Negras e Prateleiras localizadas no Planalto de Itatiaia. A proposta original, produzida junto à Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo era de que os equipamentos fossem apenas recomendados, entretanto o Conselho votou pela sua obrigatoriedade.

A boa notícia é que foi aprovada a abertura do Abrigo Massena como atrativo diário de visitação.

Os equipamentos obrigatórios agora são:

- Equipamento Básico Individual do Condutor (leia-se condutor cadastrado no PNI que NÃO É OBRIGATÓRIO a contratação!)
- Equipamento obrigatório para ascensão técnica a ser apresentado pelo responsável do grupo (aquele que assina a ficha como responsável - TODOS DEVEM FAZER):
01 corda com extensão mínima de 30 metros e diâmetro mínimo de 08mm (estática ou dinâmica), 01 cabo solteiro com extensão mínima de 04 metros e diâmetro mínimo 8mm ou 01 fita tubular com extensão mínima de 04 metros ou 01 boudrier/cadeirinha, 02 mosquestões comuns.

*Equipamento pessoal recomendado:
Anorak/capa de chuva, agasalho, lanche extra, recipiente para água, lanterna com pilhas extras, protetor solar, estojo de primeiros socorros, canivete.


Publicidade:


Publicidade

Publicidade