Após mal entendido, espanhol nega ter escalado o K2 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Não deu desta vez

Após mal entendido, espanhol nega ter escalado o K2

O Espanhol Jorge Egocheaga escalou o Gasherbrum II há apenas 16 dias. Uma mensagem de celular, ontem, informou seus patrocinadores que ele havia também escalado o K2 realizando um dobradinha na temporada. Após regresso, ele corrigiu o engano e confirmou que não chegou ao cume da montanha.

Fonte:

No dia 6 de Julho o espanhol Jorge Egocheaga pisou no cume do Gasherbrum II, montanha de 8.035 metros localizado no Karakouram no Paquistão. Duas semanas depois chegava a seu país a informação de que ele havia também escalado o K2, a segunda montanha mais alta do mundo localizada próxima ao GII.

A mensagem SMS foi enviada por funcionários do governo do Paquistão em inglês ao patrocinador de Egocheaga que informou de imediato a mídia espanhola, mas a informação estava errada.

Egocheaga chegou a 300 metros do cume da montanha e teve que voltar devido o mal tempo. Se Jorge tivesse alcançado o cume da montanha, seria a décima acima de oito mil metros em sua meteórica carreira como himalaísta, já que começou a escalar no Himalaia em 2002 somente!

Durante os 6 anos de montanhismo no Himalaia, Egocheaga já realizou uma dobradinha, escalando na mesma temporada dois oito mil, o Nanga Parbat, uma das montanhas mais difíceis do mundo e o Shishapangma.

Mesmo com uma carreira de fazer inveja a muita gente, Jorge Egocheaga é uma pessoa muito humilde que não faz muito alarde com suas escaladas. Segundo o site de notícias espanhol Barrabés, era de se esperar mesmo que outra pessoa, que nem sequer faz parte de sua expedição, desse noticias suas, pois o espanhol não se importa muito com seu marketing pessoal, pensa somente em escalar e tem feito isso frenéticamente desde 2002.

Para ele atingir os 14 cumes, restam ainda o Kanchenjunga, Lhotse, Makalu, Annapurna e o K2, ou seja, só os piores. Talvez por isso mesmo o espanhol, mesmo depois de tantas escaladas, ainda não afirmou que pretende escalar todos os 14.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade