Cineasta Monica Schmiedt, produtora de Extremo Sul, morre aos 54 anos. - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Produtora de Extremo Sul

Cineasta Monica Schmiedt, produtora de Extremo Sul, morre aos 54 anos.

Diretora e produtora morreu nesta segunda (28); ela lutava contra câncer. Realizadora ajudou a projetar o cinema gaúcho no Brasil a partir de 1980.

Fonte: G1

Morreu nesta segunda-feira (28) em Porto Alegre a cineasta e produtora gaúcha Monica Schmiedt. Ela tinha 54 anos e lutava contra um câncer.
 
Ao longo da carreira, iniciada nos anos 1980, ajudou a projetar o cinema do Rio Grande do Sul no Brasil. Foi uma das fundadoras da Casa de Cinema da capital. Monica era escaladora e produziu o primeiro longa metragem de montanhismo do Brasil, o Filme Extremo Sul, filmado em 2003, mas só exibido em 2006.
 
Monica Schmiedt também foi produtora de alguns dos mais importantes filmes gaúchos na década de 80, como “Verdes Anos”, de Giba Assis Brasil e Carlos Gerbase, “Me Beija” e “O Mentiroso”, ambos de Werner Schünemann, “Ilha das Flores” de Jorge Furtado e mais tarde, “O Quatrilho” de Fábio Barreto, grande sucesso de bilheteria e que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996.
 
O próximo filme “Prova de Coragem”, com Mariana Ximenes e Armando Babaioff no elenco, será lançado em 12 de maio. O longa-metragem tem roteiro e direção de Roberto Gervitz e é baseado no livro "Mãos de Cavalo", de Daniel Galera.  Neste longa de ficção, a trama principal acontece em volta de um personagem que é escalador e que está de partida para escalar o Monte Sarmiento na Patagônia. Além de imagens desta montanha, há também cenas de escalada do Salto Ventoso, tradicional point de escalada gaúcho.
 
 
Documentário será exibido em homenagem
 
A Secretaria Estadual da Cultura emitiu uma nota sobre a morte de Monica Schmiedt. No texto, lamenta a perda e anuncia a sessão gratuita de "Extremo Sul", como homenagem. O filme será exibido na quarta-feira (30), às 19h, na Sala Eduardo Hirtz em Porto Alegre.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade