Grupo se perde na Travessia Alfa Ômega e é resgatado - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Serra do Marumbi

Grupo se perde na Travessia Alfa Ômega e é resgatado

Um grupo de amigos tentou realizar a travessia Alfa Ômega, uma das mais difíceis do Brasil, durante o feriado de Corpus Christi e acabaram sendo resgatados de helicóptero após 5 dias na mata.

Fonte: Redação e Banda B

Um grupo de amigos foi resgato hoje pela manhã pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no morro do Leão, ponto culminante do Maciço do Marumbi, na Serra do Mar paranaense.
 
O grupo tentou realizar a temida travessia Alfa Ômega, que atravessa toda a serra do Marumbi, do Morro do Canal em Piraquara até a estação de trem de nome homônimo em Morretes, atravessando quase todos os picos desta serra. Apesar da travessia não ter mais de 16 quilômetros em sua maior extensão, trata-se de uma das mais difíceis do país.
 
A travessia Alfa Ômega não tem trilha e nem caminho demarcado. Ela cruza diversos picos, com grande desnível acumulado. A vegetação é extremamente densa e oculta muitos perigos pelo caminho. Idealizada na década de 1960 pelo montanhismo Paulo Henrique Schmidlin, o “Vitamina”, ela foi apenas percorrida por inteiro na década de 1990. Nos últimos anos passou a ter mais repetições, realizadas por montanhistas bastante experientes que já chegaram a fazer o caminho de ataque, ou seja, sem pernoitar, nenhuma vez.
 
Com o mau tempo deste último feriado, o grupo sofreu muito para chegar até o Morro do Leão, que já é quase o final do caminho. Sem água e sem comida, acabaram sendo resgatados pelo helicóptero da PRF somente hoje, 5 dias após começarem a caminhada. De acordo com o site Banda B, eles tinham sinal de cansaço e desidratação, mas estavam bem. Para evitar a hipotermia durante as noites frias e úmidas tiveram que ficar abraçados boa parte do tempo.
 
De acordo com outras fontes, o grupo recebeu uma notificação do IAP. Parte desta travessia está contida dentro da área intangível do Parque Estadual do Marumbi, um documento que regulamenta o uso das unidades de conservação que no caso deste parque data do ano de 1996.
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade