Incêndio atinge Visual das Águas, point de escalada de Bragança Paulista

0

Um incêndio acidental atingiu hoje um dos principais points de escalada próximo à São Paulo, o Visual das Águas, localizado em Bragança Paulista. Apesar do susto, fogo foi controlado por escaladores e moradores locais.

O Visual das Águas, um point de escalada que recebe este nome por estar na frente da represa Jaguari em Bragança Paulista, sofreu nesta semana com um incêndio que se não fosse pela ação de escaladores e moradores poderia ter consumido toda a vegetação do local. 
 
Logo que chegamos iniciou um incêndio bem próximo a pedra que nos fez baixar pela fumaça. Em pouco tempo os moradores, visitantes e escaladores começaram a se mobilizar para fazer o combate do incêndio que já tinha se alastrado para outras propriedades e colocava em risco toda área e casas próximas”, relatou o escalador Rodrigo Aderne, que trabalhou para combater as chamas.
 
De acordo com Aderne, os Bombeiros e Defesa Civil foram acionados e foram necessárias 4 horas de trabalho para apagar as chamas, sendo fundamental o esforço dos voluntários que trabalharam com bastante empenho. Ainda de acordo com o escalador, o incêndio começou com um sitiante que usou fogo para limpar seu terreno e perdeu o controle.
 
Durante o inverno é comum a vegetação ficar bem seca e em dias com vento há material combustível para que a vegetação queime por dias, causando grandes estragos ambientais. Por este motivo é importante tomar muito cuidado, evitando fumar em locais com vegetação seca e nunca fazer fogueira.
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário