Escalada entrará como esporte olímpico em 2020

0

Dividida em três modalidades, a escalada esportiva estará presente nas olimpíadas de Tokio em 2020.

Após muitos anos lutando, finalmente a escalada esportiva foi incluída como esporte olímpico e assim como o Skate, Surf, Softball/Beiseball e Karatê, estará presente nas competições de Tokio em 2020.
 
A confirmação se deu por unanimidade em reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) em no Rio de Janeiro. A motivação para a inclusão destes esportes foi sua alta popularidade e o sucesso da inclusão do Snowboard, considerado um esporte alternativo, nas Olímpiadas de Inverno, demonstrando que novos esportes têm mais adeptos e audiência que muitos esportes tradicionais, de tradição olímpica, mas com poucos praticantes.
 
No caso da escalada o movimento começou dentro da UIAA, a União Internacional das Associações de Alpinismo. Com a fusão da entidade e a criação da IFSC (International Federation of Sport Climbing), o movimento ganhou mais força política e organização, já que a entidade promoveu ainda mais as competições, criando um calendário unificado e organizando mais o esporte.
 
A competição olímpica da escalada acontecerá nas modalidades Boulder, Dificuldade e velocidade, tanto no masculino quanto feminino. No entanto haverá apenas dois pódios, pois as medalhas serão distribuidas para homens e mulheres através de um ranqueamento depois das 3 competições.
 
No Brasil quando um esporte passa a ser olímpico, a federação que administra a atividade passa a receber repasse da loteria esportiva. Um dos casos mais positivos da emergência de um esporte no país se deu por conta deste repasse e isso aconteceu com o Rugby. 
 
Incluído como esporte olímpico na competição de 2016, a Federação Brasileira de Rugby conseguiu se organizar e há um campeonato a nível nacional e diversos estaduais. Com esta renascença do esporte que chegou ao país junto com o futebol, trazido por Charles Müller, o Rugby conseguiu atrair público e divulgação. Recentemente em um jogo contra a Alemanha, 16 mil pessoas estiveram no estádio do Pacaembu em São Paulo para assistir uma partida. Recentemente a RedeTV transmite jogos da seleção nacional.
 
Veja mais:
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário