Abaixo assinado visa criação do Parque Nacional dos Campos dos Padres - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Remanescente de campos de altitude sulinos

Abaixo assinado visa criação do Parque Nacional dos Campos dos Padres

Campanha lançada hoje, 08 de agosto de 2016, pede a criação de Parque Nacional na região do Campo dos Padres. A proposta de criação do parque tem processo pronto desde 2008. A não criação da Unidade de Conservação (UC), por parte do Governo Federal, está deixando a região à mercê de ameaças de destruição, entre elas um complexo eólico.

Fonte: Apremavi

A campanha é uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena), Associação dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Santa Catarina (RPPN Catarinense) e Grupo Pau Campeche.
 
Os ONGs editaram o vídeo "Campo dos Padres - campanha pela criação do Parque Nacional" que mostra a importância do Campo dos Padres, solicita a criação do Parque Nacional dos Campo dos Padres e denuncia a grave ameaça representada pela proposta do complexo eólico Serra Azul, que quer instalar 240 aerogeradores na área, além da expansão das plantações de pinus.
 

 
 
Por que o Campo dos Padres é tão especial e precisa virar Parque Nacional? 
 
Imagine um lugar de beleza extraordinária, imponentes escarpas, chapadas, vales profundos, cânions impressionantes, rios de águas cristalinas, lindas cachoeiras, animais de diferentes espécies, plantas de diferentes tipos e tamanhos, flores de todas as cores. Assim é a região do Campo dos Padres, em Santa Catarina. 
 
De um lado, nos vales e escarpas da Serra Geral, temos a Floresta Densa. Nas chapadas, formadas a partir da ruptura do terreno, e nos pontos mais altos, encontramos os campos naturais. Nos locais de grande altitude e nebulosidade, temos as Matas Nebulares. Nas depressões do terreno, locais de antigos lagos, surgem as turfeiras, habitat particular de diversas espécies. Já nos vales mais protegidos dos ventos e do frio, a vegetação florestal se desenvolve melhor, formando as típicas Florestas com Araucárias. 
 
É no Campo dos Padres que ficam os pontos culminantes do estado de Santa Catarina, sendo o Morro da Boa Vista, com seus 1827 metros, o ponto mais alto. Ele abriga inúmeras espécies ameaçadas de extinção como o xaxim-bugio, a imbuia, o pinheiro-brasileiro e animais como o puma e o papagaio-do-peito-roxo.
 
No Campo dos Padres existem inúmeras nascentes, contribuindo para a formação dos rios Canoas, Itajaí e Tubarão. Rios de água cristalina, formando belas cachoeiras, descem por cânions e vales profundos, criando paisagens de grande beleza. Suas águas abastecem a população das cidades próximas e contribuem com três das principais bacias hidrográficas do estado.
 
A região já foi estudada visando a criação de um Parque Nacional. O processo para a criação do Parque Nacional do Campo do Padres está pronto desde 2008. A não criação desta Unidade de Conservação pelo Governo Federal, está deixando a região vulnerável à destruição. 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade