Fogo no Itatiaia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Criminoso?

Fogo no Itatiaia

Mais uma notícia não boa envolvendo fogo e montanhas. Desta vez por aqui em terras brazucas.

Fonte:

Abaixo vai trecho do texto enviado via email para uma das listas de discussão de montanha existentes na web, pela Nathalie Sterblitch.

O fogo começou no fim da manhã de segunda-feira em dois pontos distintos: Morro do Camelo e Pedra Furada. Por sorte, homens da brigada de incêndio (PrevFogo) do PNI estavam em treinamento por lá na hora e puderam agir rapidamente. Foram pedidos reforços da brigada da APA da Mantiqueira, além de voluntários. Dessa forma foi possível atacar o fogo com agilidade e a tempo de evitar que ele se alastrasse.

O incêndio foi controlado ontem (terça) à tarde e neste momento (tarde de quarta-feira) , agentes da brigada continuam no local para evitar que o fogo dê as caras de novo.

Perícia feita, calculou-se 30 hectares queimados na área da Pedra Furada e dois hectares no Morro do Camelo, que fica em frente ao Hotel Alsene - para se ter uma noção, é equivalente a 32 campos de futebol. O mega incêndio do ano passado consumiu 800 hectares.

O coordenador do PrevFogo PNI, Gustavo Tomzinski, acredita que a causa tenha sido VANDALISMO, já que os dois focos surgiram simultaneamente. É bem verdade que as condições climáticas favorecem o aparecimento de focos. Nessa época é comum que os campos de altitude amanheçam cobertos por uma camada de gelo, o que deixa a vegetação muito ressacada. A falta de chuva também não colabora em nada.

Mesmo assim, segundo Gustavo, é difícil acreditar que o início do incêndio tenha sido acidental. Se fosse assim, só pelas condições climáticas, teríamos focos todos os dias e em vários pontos distintos, o que não vem acontecendo.

A parte boa é que o Planalto não foi fechado pra visitação.

Extraído do site Wilo Montanhas

Publicidade:


Publicidade

Publicidade