Escalador pioneiro, Edson “Dubois” Struminski é diagnosticado com câncer e pede ajuda - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Grande conquistador de vias de escalada

Escalador pioneiro, Edson “Dubois” Struminski é diagnosticado com câncer e pede ajuda

Edson Struminski, o Dubois, é um dos mais experientes escaladores paranaenses. Conquistador de centenas de vias de escalada e pertencente a uma geração que modernizou a escalada em rocha, ele introduziu novos conceitos e se destacou pela luta pela conservação das Unidades de Conservação.

Fonte: Redação

Você pode não o conhecer, mas certamente já escalou uma via dele. Nascido em Minas Gerais e criado no Paraná, Edson Struminski faz parte da geração de escaladores que começaram a se destacar na década de 1980 e faz parte de um grupo de pioneiros que modernizou a escalada brasileira que até então se baseava na escalada de chaminés e nas vias ferrata com cabos de aço e os famosos “paliteiros”. "Dubois", como é conhecido, foi um dos entusiastas que introduziu o conceito da escalada livre que resultou nos conceitos e na ética atual do montanhismo.
 
Formado em Engenharia Ambiental e com doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Dubois trabalhou em prol da conservação das montanhas e sempre levou seu conhecimento científico para o meio do montanhismo, embasando decisões que foram importantes para a preservação da Serra do Mar.
 
Afastado de Curitiba há alguns anos por motivo de trabalho, Dubois passou alguns anos na fronteira Sul do Brasil, onde abriu diversas vias de escalada no Uruguai e na Campanha Gaúcha. Atualmente ele estava trabalhando em Alagoas, onde começou a sentir problemas de circulação na perna, que virou um Sarcoma, um tipo raro de tumor.
 
Desde então ele está em Porto Alegro para tentar segurar a doença que evoluiu muito rápido. Ele começou o tratamento particular, mas a próxima etapa é muito cara e não consegue dar conta sozinho. Por conta disso está pedido ajuda no tratamento. Quem puder ajudar, ele disponibilizou uma conta para depósito:
 
Banco do Brasil:  Agência: 0035-3   CC: 51658-9
Favorecido: Edson Struminski, CPF: 462 228 209 72
 
A família do escalador está também fazendo um financiamento coletivo no site "Vakinha" onde há mais opções de pagamento. 
 
Outra forma de ajudar é participando das rifas virtuais que estão sendo promovidas na internet. Serão diversas rifas com produtos novos que estão sendo doados por empresas do ramo de montanhismo.
 



Publicidade:


Serviços Especializados


Aventurista

Publicidade

Publicidade