Mutirão voluntário reabre trilha Ruy Braga no Itatiaia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
PNI

Mutirão voluntário reabre trilha Ruy Braga no Itatiaia

Cerca de 30 pessoas, mobilizadas pela câmara temática do parque nacional, localizado na região serrana do Rio de Janeiro, participaram da atividade

Fonte: ICMbio

O Parque Nacional de Itatiaia, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na região serrana do Rio, realizou, com o apoio de voluntários, mutirão de limpeza e manutenção da trilha Ruy Braga, tradicional travessia da parte alta para a parte baixa da unidade de conservação (UC).
 
A trilha tem aproximadamente 22 quilômetros de extensão e, em dezembro, teve que ser temporariamente fechada ao público devido à grande quantidade de bambus e árvores que obstruíam o percurso em função das chuvas.
 
Para realizar a limpeza e manutenção da trilha, a Câmara Temática de Ecoturismo e Montanhismo (CTME) do conselho parque planejou e realizou a ação que reuniu aproximadamente 30 voluntários.
 
Além de iniciativas individuais, diversos voluntários são membros de entidades integrantes do Conselho do Parque, como o Grupo Excursionista das Agulhas Negras (GEAN), Federações de Montanhismo do Rio e de São Paulo (Femerj e Femesp) e Museu Nacional e Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
 
Nos dias 14 e 15 de janeiro, foram realizadas ações de limpeza e reabertura do traçado da travessia, sinalização e manutenção da captação de água do abrigo Água Branca. Munidos de foices, facões e roçadeiras, os voluntários foram liderados pelo coordenador da CTME, Eduardo Cotrim, e pelo coordenador de Uso Público do parque, analista ambiental Leonardo Cândido.
 
O voluntariado é um valioso apoio à gestão das unidades de conservação, mas mais do que isso, promove o engajamento das pessoas com as áreas protegidas. Os parque nacionais e outras UCs só terão um futuro promissor se a sociedade conhecer e defender esse valioso patrimônio de todos os brasileiros ", disse Gustavo Wanderley Tomzhinski, chefe da unidade.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade