Montanhista está desaparecido no cordón del Plata

0

O Cordón del Plata é um dos mais populares destinos de montanha da Argentina. Há dois dias um montanhista proveniente de Buenos Aires desapareceu e ainda não há pistas de seu paradeiro.

Localizado no Oeste da Argentina, na província de Mendoza, o Cordón del Plata é um espigão montanhoso que anualmente atraí centenas de pessoas, muitas delas com objetivo de ter uma primeira experiência no chamado andinismo (a prática de montanhismo nos Andes). Seu ponto culminante é o Cerro Plata, de 5950 metros, porém há dezenas de picos secundários que sua ascensão ajuda no processo de aclimatação.
 
É justamente em uma em uma das montanhas mais acessíveis do Cordón del Plata, o Cerro San Bernardo, de 4200 metros, que está desaparecido um montanhista de origem portenha que, de acordo com algumas testemunhas se chama Sebastián.
 
Sebastián chegou à montanha na última quinta-feira, deixou seu carro estacionado na base e montou acampamento em Las Veguitas, um tradicional local para camping há 3200 metros de altitude, onde sua barraca permanece intocada. No interior encontra-se seus pertences, mas nenhum documento, o que dificulta a identificação do sujeito.
 
A patrulha de resgates fez busca na área, porém o trabalho está sendo dificultado pelo mau tempo. As buscas continuarão pelo final de semana.
 
Não é comum acidentes e nem mortes na região. O primeiro óbito de um montanhista por ali ocorreu justamente nesta temporada de verão, quando em Dezembro do ano passado, Iván Juan Samús ficou desorientado durante a descida do Cerro Plata e tomou um caminho errado e acabou caindo em um precipício.
 
VEJA MAIS:
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário