Margo Hayes encadena La Rambla, 9a+ na Espanha - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Escalada mais difícil feita por uma mulher

Margo Hayes encadena La Rambla, 9a+ na Espanha

É a primeira vez que uma mulher encadena a via La Rambla (via de 12a BR), tida como uma das mais difíceis do mundo, localizada em Siurana, Espanha.

Fonte: Desnível

Margo Hayes, natural do Colorado, Estados Unidos, acabou de completar 19 anos e de presente levou a cadena de uma das vias mais míticas do mundo, La Rambla, uma via famosa e confirmado 9a+ fr (5.15a – USA), que no grau brasileiro seria um 12a.
 
A via localizada em Siurana na Espanha, foi equipada pelo alemão Alex Huber em 1994 e somente encadenado em 2003 pelo espanhol Ramon Julián, sendo esta a via de 9a+ confirmado mais repetida na atualidade.
 
Primeiro 9a+ Feminino
 
A primeira vez que uma mulher escalou um 9a foi em 2005, quando Josune Bereziartu escalou Bimbaluna 9a/+ em St. Loup (Suíça), no que foi a primeira repetição da via após o FA, o que foi um marco na escalada esportiva feminina.
 
10 anos foram necessários para que outra escaladora fosse capaz de ir além do 9a. Isso ocorreu em março de 2015, quando a americana Ashima Shiraishi escalou a via Open your mind direct 9a e na mesma semana a via Ciudad de dios, cotada, mas não confirmada em 9a+.
 
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade