Margo Hayes encadena La Rambla, 9a+ na Espanha

0

É a primeira vez que uma mulher encadena a via La Rambla (via de 12a BR), tida como uma das mais difíceis do mundo, localizada em Siurana, Espanha.

Margo Hayes, natural do Colorado, Estados Unidos, acabou de completar 19 anos e de presente levou a cadena de uma das vias mais míticas do mundo, La Rambla, uma via famosa e confirmado 9a+ fr (5.15a – USA), que no grau brasileiro seria um 12a.
 
A via localizada em Siurana na Espanha, foi equipada pelo alemão Alex Huber em 1994 e somente encadenado em 2003 pelo espanhol Ramon Julián, sendo esta a via de 9a+ confirmado mais repetida na atualidade.
 
Primeiro 9a+ Feminino
 
A primeira vez que uma mulher escalou um 9a foi em 2005, quando Josune Bereziartu escalou Bimbaluna 9a/+ em St. Loup (Suíça), no que foi a primeira repetição da via após o FA, o que foi um marco na escalada esportiva feminina.
 
10 anos foram necessários para que outra escaladora fosse capaz de ir além do 9a. Isso ocorreu em março de 2015, quando a americana Ashima Shiraishi escalou a via Open your mind direct 9a e na mesma semana a via Ciudad de dios, cotada, mas não confirmada em 9a+.
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário