Falece o montanhista Edson “Dubois” Struminski

0

Dubois havia sido recentemente diagnosticado com câncer.

É com pesar que informamos o falecimento do montanhista paranaense Edson "Dubois" Struminski.

Nascido em Minas Gerais e criado no Paraná, Edson Struminski era contemporâneo da geração de escaladores que começaram a se destacar na década de 80 e fez parte do grupo de pioneiros que modernizou a escalada brasileira que até então se baseava na escalada de chaminés e nas vias ferrata com cabos de aço e os famosos “paliteiros”.

"Dubois", como era conhecido, foi um dos entusiastas que introduziu o conceito da escalada livre que resultou nos conceitos e na ética atual do montanhismo.

 
Formado em Engenharia Ambiental e com doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Dubois trabalhou em prol da conservação das montanhas e sempre levou seu conhecimento científico para o meio do montanhismo, embasando decisões que foram importantes para a preservação da Serra do Mar.
 
Afastado de Curitiba há alguns anos por motivo de trabalho, Dubois passou alguns anos na fronteira Sul do Brasil, onde abriu diversas vias de escalada no Uruguai e na Campanha Gaúcha. Atualmente ele estava trabalhando em Alagoas, onde começou a sentir problemas de circulação na perna, que virou um Sarcoma, um tipo raro de tumor.
 
Desde então, ele estava em Porto Alegre para tentar segurar a doença que evoluiu muito rápido, resultando na fatalidade de hoje.

Toda a equipe do Portal AltaMontanha.com lamenta muito essa grande perda, tanto por amizade quanto pelo conhecimento, inclusive centífico, que se perde do montanhismo moderno brasileiro.

Informação

Dubois será velado no Cemitério Parque Vale dos Sinos, localizado em Santana do Livramento, hoje, dia 21 de abril de 2017.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário