Escalada em solo de Alex Honnold no El Cap

0

Alex Honnold sola via de extrema dificuldade em Yosemite, num feito esportivo extraordinário.

Imagine escalar um paredão de granito vertical (muitas vezes negativo) com quase 1 quilometro de altura. Agora imagine fazer isso sem nenhum equipamento de segurança, tendo em mão apenas carbonato de magnésio para secar as mãos!? Ok, somos um site de escalada, seremos mais claros. Imagine fazer isso escalando uma via que chega em diversos pontos a lances de 9b na graduação brasileira!!!  Pois bem, foi isso o que Alex Honnold fez!
 
No último sábado, dia 3, Alex Honnold solou a via Freerider, de 910 metros no El Capitan, a mais imponente parede do vale de Yosemite na Califórnia. Foi a primeira vez na história que alguém escalou o El Cap, como é carinhosamente chamada a montanha americana, sem nenhum equipamento de segurança, no mais puro e perigoso estilo de escalada. O destemido escalador começou a ascensão às 5: 32 da manhã e escalou a linha inteira, que cordadas normais levam cerca de 2 dias para escalar, em apenas 3h52min. 
 
Honnold já é conhecido por fazer este tipo de peripécias, tendo escalado vias extremas em diversos locais no mundo em solo, uma modalidade onde não é permitido errar. O escalador já assustou muita gente com sua ousadia e chegou até a perder patrocínio, pois a empresa não queria ser identificada com atos que ela considerava “irresponsáveis”.
 
O film maker Jimmy Chin estava na parede e registrou tudo. O material será editado para virar um vídeo para a National Geographic. Outro escalador que também fez história com escaladas extremas em Yosemite, Tommy Caldwell, considerou a ascensão do colega como o maior feito esportivo de todos os tempos, seja por conta da dificuldade como pela pressão psicológica. Ele comparou o feito com o do homem ter pisado na lua.
 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário