70 anos da escalada do Pico do Itabira ES - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Espirito Santo

70 anos da escalada do Pico do Itabira ES

Há exatos 70 anos o cume de uma montanha icônica do ES foi alcançado pela primeira vez.

Fonte: Oswaldo Baldin

O Pico do Itabira domina a paisagem da região de Cachoeiro de Itapemirim no Espirito Santo. Trata-se de uma montanha icônica e destacada de grande dificuldade para quem ousa escalar suas paredes. Hoje, dia 22 de Junho, faz 70 anos que seu cume foi conquistado.
 
Durante 15 dias, Índio do Brasil Luz, Júlio Maria Veiga de Freitas, Reinaldo Behnken, Reynaldo dos Santos e Silvio Joaquim Mendes, todos escaladores do CERJ, tradicional clube de montanhismo do Rio de Janeiro, se entregaram à audaciosa empreitada de conquistar os 600 metros do Pico do Itabira em Cachoeiro de Itapemirim. Para vencer alguns lances verticais ao longo do paredão, estes bravos conquistadores usaram uma escada apoiada sobre pregos (nome dado aos grampos da época), por onde subiam e batiam um próximo prego.
 
"No dia 22, às 6 horas reiniciaram os trabalhos, colocando mais 2 prégos e, às 9,47 hs., pela chaminé grande alcançaram triunfantes o alto do Pico do Itabira. Gritavam e acenavam alegremente anunciando a bôa nova para os que se encontravam no acampamento-base e logo esta notícia foi enviada à cidade: - ‘Itabira Conquistado’." Trecho do relatório de conquista do CERJ de 1947
 
A Via da Conquista do Itabira, que se tornou conhecida como Via Silvio Mendes - em homenagem ao saudoso conquistador que liderou o grupo - foi considerada na época de sua conquista e por muitos anos, a via mais difícil do Brasil. Essa foi a primeira escalada técnica realizada no Espírito Santo, tornando-se assim o marco inicial da escalada no Estado.
 
Silvio Mendes foi um aclamado montanhista, considerado por muitos o mais importante de sua época. Dentre suas conquistas está a primeira ascensão do Pico Maior de Friburgo, montanha mais alta da Serra do Mar que só se alcança o cume escalando e seu vizinho Pico do Capacete, ambos localizados no Parque Estadual dos Três Picos, também conhecido como Salinas, em Nova Friburgo – RJ.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade