O melhor do cinema de montanha: Banff Mountain Film Festival - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Festival agora na Argentina

O melhor do cinema de montanha: Banff Mountain Film Festival

Em agosto e setembro chega à Argentina o festival de cinema de aventura mais famoso do mundo, com variados e espetaculares filmes de natureza, cultura de montanha e esportes extremos.

Fonte:

Pelo oitavo ano consecultivo, através da empresa Aver, editores da Revista Aventura, chega na Argentina o Tour Mundial do Banff Mountain Film Festival, o melhor Festival de Cinema Aventura do Mundo.

O festival contará com três sedes, e será realizado em 20, 21 e 22 de agosto em Bariloche (Hotel Panamericano), em 15, 16 e 17 de setembro no Complexo de Cinemas Village Recoleta da Cidade de Buenos Aires, e para finalizar na Cidade de Mendoza (Cinemark 10 Palmares Open Mall), em 22 e 23 de setembro. A venda de entradas para Buenos Aires será através de Ticketek (5237-7200) e estará disponível a partir de 15 de agosto. Enquanto que nas outras cidades será realizada em cada uma das sedes do evento.

O Banff Mountain Film Festival é um evento único onde podem ser assistidos os melhores filmes de natureza, cultura de montanha e esportes extremos, provenientes de países como Estados Unidos, Noruega, Alemanha, Inglaterra e Canadá, entre outros. A edição 2008 combina 13 curtas e filmes temáticos, com grandes histórias e audazes protagonistas, que poeêm em risco suas vidas para vencer incríveis desafios, enchendo a tela de adrenalina e emoção.

Na noite de 17 de setembro no Village Recoleta, que é a terceira noite, o Festival Nacional de Cinema de Aventura e Natureza, reunirá os melhores trabalhos audiovisuais para a mostra competitiva. Um jurado escolherá o melhor filme da 3ª noite e o ganhador receberá um prêmio em dinheiro. O filme ganhador da 3ª Noite 2008 foi "Las dos rocas del Tibet", de Mariano Lorefice e Martin Basterretche, eleito pelos membros do jurado e festejada pelo público, sobre a maioria dos filmes locais. O documentário narra o caminho de Lorefice - reconhecido biker argentino - entre diferentes culturas e as montanhas mais altas do mundo que, não só convida para a aventura, como também a transitar pelos caminhos interiores.

Além de oferecer a seus espectadores uma renovada programação com espetaculares filmes, o Banff Mountain Film Festival se destaca por ser um lugar de encontro com amigos, para descontrair depois do trabalho, escutar boa música, encontrar-se com os aventureiros argentinos mais reconhecidos e participar de vários sorteios de prêmios, oferecidos pelos patrocinadores do evento.

Enquanto isso, na tela, surge a oportunidade de compartilhar experiências e se sentir identificado com pessoas que vivem o espírito do mundo da aventura, e com muito respeito fazem frente aos incríveis desafios da natureza.


História do Banff Mountain Film Festival
O Banff Mountain Film Festival é um festival de cinema que acontece todo ano em novembro no pequeno povoado de Banff, no estado de Alberta, no Canadá. Nele são exibidos os melhores filmes e vídeos que capturam o espírito da montanha e o mundo da aventura, e se premia a boa qualidade cinematográfica, a atividade desenvolvida, o fomento da cultura de montanha, e o respeito ao meio ambiente.

Sua criação data de 1976, quando aproximadamente 450 pessoas se juntaram para assistir 10 filmes. Daí por diante, suas edições sempre aumentaram, tanto que na atualidade, o festival atrai uma audiência de aproximadamente 8 mil pessoas que se reunem para ver a projeção de mais de 250 filmes vindos de todas as partes do mundo.

Na Argentina, o Festival foi promovido pela primeira vez em 2001 e desde então cresceu na quantidade de espectadores, ano após ano, cada vez mais interessados pelo mundo da aventura. Em 2002 se incorporou pela primeira vez a "3ª Noche", o Festival Nacional de Cinema de Aventura e Natureza, onde se exibem as produções de maior destaque da Argentina. Devido ao êxito da competição e a qualidade dos filmes apresentados na realização, a 3ª Noche continuou crescendo, e atualmente é uma das principais atrações do festival em território argentino.

Mais informações sobre o Banff Mountain Film Festival: http://www.aventurasur.com/Banff/

Por AltaMontanha.com, com informações de Desnivel

Publicidade:


Publicidade

Publicidade