Pavle Kozjek Desaparece no Muztagh Tower - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mais tragédia. Desta vez no Karakoram

Pavle Kozjek Desaparece no Muztagh Tower

O esloveno sofreu um acidente enquanto abria uma nova via em estilo alpino no Muztagh Tower. Com ele escalava também Dejan Miskovic, que permanece na montanha. O terceiro membro da expedição, Gregor Kresal, já retornou à Skardu.

Fonte: Desnivel.com

Ao que parece não tem fim o mais trágico para o montanhismo. Outro acidente aconteceu no meio montanhístico, desta vez no Muztagh Tower, de 7.323 metros de altura.

Esta montanha é considerada como uma das mais charmosas e que exige maior comprometimento do Karakoram. Para se ter idéia da sua dificuldade, ela conta com apenas duas rotas abertas e somente uma dezena de escaladores já conseguiram atingir seu cume.

Até lá seguiu uma equipe eslovena comandada pelo experiente Pavle Kozjek, ganhados do Piolet de Ouro e um dos maiores escaladores de altura do mundo. Junto a ele tentariam a escalada da montanha outros dois escaladores da vanguarda: Gregor Kresal e Dejan Miskovic.

Os planos do trio era o de abrir uma nova rota, na vertente norte da montanha, em estilo alpino. Contudo, a bela parede de gelo mostrou-se inacessível e trágica.

Poucas informações chegaram até o momento. Os mais próximos de Pavle, na Eslovênia, emitiram, faz uns dias, um comunicado à revista Alpinist em que reafirmaram o acidente que provocou seu desaparecimento. Poucas horas depois, Dejan Miskovic chamava da montanha para informar de que ele e Pavle haviam instalado um bivak próximo a uma cornija, local onde Pavle caiu, quando saía da pequena barraca.

Vendo a gravidade da situação, logo em seguida pôs-se em marcha uma esperançosa operação de resgate.

A empresa Askari Aviation, cada vez mais experiente nas incursões aéreas de socorro na região do Karakoram, conseguiu resgatar com êxito o alpinista Gregor Kresal até Skardu. O próprio Reinhold Messner que filmava nas imediações estava no vôo em companhia do experiente piloto, que conseguiu em 2005, retirar do Annapurna o escalador Tomaz Humar.

Outros três eslovenos que estão no Karakoram, onde tentavam a escalada do K7, já chegaram ao campo base do Muztagh Tower e iniciaram a ascensão na busca por Kozjek e Miskovic, apesar dos fortes ventos estarem dificultando os trabalhos de resgate.

Contudo, quanto mais tempo se passa, mais escassas são as chances de encontrar com vida o esloveno Pavle Kozjek.

Fonte: Desnivel.com

Publicidade:


Publicidade

Publicidade