Cerro Plomo: Planos de reconstrução do Refúgio Agostini - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Maior segurança na montanha

Cerro Plomo: Planos de reconstrução do Refúgio Agostini

Entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2008, um grupo de montanhistas vai tentar este ambicioso projeto. Saiba mais...

Fonte:

O "Refúgio Agostini” está situado no Cerro El Plomo, próximo à Santiago, a uma altitude de 4.680 metros.

A sua construção remonta a Fevereiro de 1961 e foi realizado por membros do Clube Wechupún, e contou com o apoio da Federação Andina de Chile. A partir daí, tem ajudado muitos montanhistas que tentam escalar uma das mais populares e clássicas montanhas da região central da cordilheira dos Andes.

Atualmente, uma conseqüência da erosão e da passagem do tempo, o refúgio está bastante deteriorado e praticamente inutilizável para cumprir a sua finalidade. E é por isso que um grupo de escaladores quer resgatar este precioso albergue.

O projeto de reconstrução começou em setembro de 2007, quando um grupo de membros do Clube Andino Universidade Central (CAUCA), teve a idéia de remodelação da casa.

Agora, após mais de um ano, pode-se dizer que finalmente o projeto sairá do papel. Isso graças ao apoio da empresa de mineração Anglo American Chile, e do Clube Andino.

A data prevista para os trabalhos de reconstrução será de 4 a 8 de dezembro de 2008, se as condições meteorológicas permitam.

Os trabalhos de reconstrução serão abertos a todos aqueles que têm o desejo, equipamentos e condições adequadas de ajudar (vale lembrar que o refúgio localiza-se a ser de cerca de 4.700 metros de altura).

Aos interessados, visando melhor organização, o Clube pede que enviem um e-mail para clubandino@ucentral.cl ou visite o site www.caucen.com. ,

Publicidade:


Publicidade

Publicidade