Incêndio em Parque Estadual carioca está controlado, mas não extinto.

0

No Rio de Janeiro, o tempo seco desta semana facilitou a propagação de incêndios florestais.


Quarenta bombeiros e funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) estão combatendo um incêndio florestal em Santa Maria Madalena, na Região Serrana. O incêndio começou na quinta-feira, numa área vizinha ao Parque Estadual do Desengano e se estendeu para dentro dos limites da unidade. No final da tarde desta sexta-feira, o incêndio foi considerado controlado, mas ainda não extinto. Os técnicos do instituto estão avaliando a extensão do fogo, que atingiu várias áreas montanhosas e de difícil acesso nas Serras Branca e dos Marreiros.

O presidente do IEF/RJ, André Ilha, informou que equipes do IEF/RJ estão de prontidão no Parque Estadual dos Três Picos e na Reserva Biológica de Araras para o caso de surgirem novos focos. O trabalho de combate mobilizou outros órgãos estaduais, como a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, que disponibilizou um helicóptero para que os bombeiros pudessem avaliar a extensão das chamas. O IEF/RJ também deslocou para o parque equipes do Rio, entre os quais um perito para identificar as causas do incêndio, que pode ter tido origem criminosa.

O Parque Estadual do Desengano, com 22,4 mil hectares, é um importante remanescente de Mata Atlântica na Região Serrana e do Norte Fluminense. O parque abrange parte dos municípios de Santa Maria Madalena, Campos e São Fidélis. Além da preservação de espécies da flora e da fauna, a unidade também preserva nascentes responsáveis pelo abastecimento de água de várias localidades e é um importante pólo de ecoturismo.

Fonte: Globo on line

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário