Alex Honnold e o Half Dome em Solo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Escalada Extrema

Alex Honnold e o Half Dome em Solo

Aos 23 anos, o americano Alex Honnold escalou a via normal do Half Dome em solo, levando apenas duas horas e 50 minutos. Apesar dele mesmo confessar que não foi a escalada solitária mais difícil que já tenha feito, foi sem dúvida a mais tensa psicologicamente.

Fonte: Redação

A escalada em solitário é considerada no mundo dos escaladores de elite como a forma mais pura da escalada... Porém também a mais perigosa. Há pouco tempo, Alex Huber escalava o Grand Capucin em solo, completando um velho sonho de Paul Press, que dizia que o alpinista mais puro poderia descer pela mesma via pela qual subiu.

E ao que parece, este formato de escaladores está germinando: no último dia 6 de setembro de 2008, o americano Alex Honnold escalou a via normal do Half Dome em solo, ou seja, sem carregar com ele corda, cadeirinha, mosquetões ou qualquer outro equipamento de segurança.

E pelo jeito o Alex vem se especializando neste tipo de ascensão, uma vez que no ano passado, com então 22 anos, escalou a Astromam (7c, 10 cordadas) e a Rostrum (7c, 8 cordadas), ambas em apenas 1 dia! Já em abril deste ano, escalou a Moonlight Buttress (9a, 9 cordadas).

Em sua curta carreira, este é o maior passo já dado.

Para conseguir realizar o feito em solo, o americano havia escalado a mesma via outras em outras 3 oportunidades: Primeiramente utilizando equipamentos para ascensão em artificial. No ano passado ela a escalou em livre e, dois dias antes de entrar em solo, havia escalado em livre, com Brad Barlage, para ganhar segurança.

O único equipamento (além da sapatilha e do magnésio) que Alex levou, foram 400 ml de água, para completar a escalada em 2 horas e 50 minutos, desde a base até o cume.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade