Tormenta destrói acampamento de brasileiro no Cho Oyu - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Equipe terá que reconstruir o A1

Tormenta destrói acampamento de brasileiro no Cho Oyu

Condições climáticas terríveis que causaram uma forte tormenta de vento destruiu o acampamento 1 da expedição do Argentino / Brasileiro Máximo Kausch, e empurrou a equipe para o campo base. A expedição terá que reconstituir o acampamento 1.

Fonte:

Maximo agora se encontra descansando no acampamento base avançado da expedição SummitClimb Cho Oyu 2008.

No dia 19 de Setembro, a metade da equipe, que estava no acampamento 1 teve uma manhã tranqüila desfrutando de um bom visual.

Naquele dia, os sherpas mais fortes já haviam fixado a rota no meio de um metro de neve profunda para o acampamento 2, onde logo seria armada a primeira barraca do A2 da temporada.

Lá pelas 1:40 da tarde, o almoço foi interrompido por ventos de até 65 km/h, ameaçando as barracas no acampamento 1.

Os ventos continuaram a aumentar a força, e a equipe ficou distribuída em três ou quatro pessoas por tenda, como medida de segurança, prevendo o que viria a ser uma noite longa e difícil.

Já à noite, os ventos alcançaram ensurdecedores níveis de mais de 100 km/h, destruindo as barracas, espalhando o equipamento, e tornando impossível qualquer comunicação entre os membros da equipe.

"Contamos as horas até o amanhecer, esperamos que os ventos diminuíssem antes que as tendas cedessem completamente. Dormir não foi uma opção."

As 8:00 da manhã do dia 20, a luz rompeu sobre o acampamento e a equipe preparou-se para a saída, abaixo, obviamente, já que o dano fora evidente.

Apesar da destruição do acampamento 1, os membros da equipe estão todos são e salvos, já que desceram para o campo base avançado e agora devem descansar por alguns dias para recuperarem as forças.

Por sorte, a expedição conta com mais barracas, suficientes para reconstruir o acampamento 1. Para tanto, uma parte da equipe já está seguindo montanha acima.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade