Etapa da Copa do mundo de escalada terá dois brasileiros

0

Neste final de semana será realizada na cidade de Puurs, Bélgica, a quinta etapa da Copa do Mundo de escalada. Na categoria dificuldade, Janine Cardoso e Felipe Camargo representarão o Brasil.


Neste final de semana (26, 27 de setembro) será realizada em Puurs na Bélgica a quinta etapa da Copa do Mundo de escalada de dificuldade da IFSC. Participarão atletas de 26 países, dentre eles o Brasil, representados por Janine Cardoso e Felipe Camargo.

Nesta etapa haverá competição de escalada de dificuldade, onde competirão os brasileiros e velocidade.

Felipinho participou três das quatro etapas já realizadas este ano. Ficou de fora somente da competição de Qinghai na China. Em Chamonix ele ficou em 33°, Berna na Suiça, 29 ° e agora em Imst, semana passa na Áustria, ficou novamente em 29 ° lugar. Em todas estas etapas Felipe esteve muito próximo de se classificar para as semifinais, sendo eliminado, muitas vezes, por causa de uma única agarra.

Mesmo sem ter conseguido uma classificação melhor na Copa do Mundo, este ano tem sido o ano de Felipe Camargo. Ter conseguido participar de tantas etapas do mundial é um sonho alcançado por poucos brasileiros, tendo em vista que o apoio ao esporte no país é muito pequeno. Mesmo assim Felipinho conseguiu um patrocínio, treinou entre os melhores do mundo, conseguindo encadenar, pela primeira vez na História da escalada do Brasil, uma via de 11 grau confirmada. Feito que realizou não somente uma, mas duas vezes!

Janine é a campeã brasileira absoluta de escalada. Ganha todas as competições em que participa, o que não foi diferente nas duas etapas já realizadas do campeonato brasileiro. Infelizmente ela não teve a mesma sorte que Felipe com os patrocínios e ficou de fora das outras etapas do mundial neste ano. Entretanto Janine já fez bonito neste campeonato em anos anteriores, quando se classificou para as semifinais.

Fora o Brasil, a América Latina ainda terá representantes de outros três países. A Argentina será representada por Diego Marsella na categoria dificuldade masculino, o México terá, na mesma categoria, Maurício Huerta e Diego González. A Venezuela terá o maior número de representantes latino-americanos, quatro! No feminino, tanto na dificuldade quanto velocidade, contará com Francis Rodriguez, Lucelia Blanco competirá somente na velocidade. O país será representado também por Manuel Escobar e Leone de Las Salas, na categoria velocidade masculino.

O país de Hugo Chaves tem sido bem representado nos mundiais de escalada. No mundial juvenil em Sidney, Austrália, o jovem Josmar Nieves venceu a categoria velocidade. Infelizmente Nieves não estará competindo na Bélgica neste fim de semana.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário